Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) - Plantas Ornamentais Nativas


como-cultivar-capim-cidreira-brasileiro-elionurus-muticus-plantas-ornamentais-nativas
Minha muda de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil

Esse guia é uma continuação da publicação: "Guia Ilustrado - Identificação de Capins Nativos Ornamentais"


Identificação

(1) Possui colmos ramificados apenas na base, e os rizomas são curtos e grossos;
(2) As folhas não tem dimorfismo foliar, são todas parecidas, possuindo um formato linear mais plano ou mais fino (lâminas filiformes). As folhas podem ser lisas ou possuir um pouco de pelos (tricomas). As folhas exalam um cheiro de limão quando são cortadas/maceradas.
(3) A inflorescência básica da espécie é aquela típica da tribo Andropogoneae. Se você não leu a publicação que eu fiz falando sobre elas, é só clicar aqui.
(4) As glumas das espiguetas geralmente nunca possuem aristas (ou seja, são múticas). É dessa característica que vem o nome científico da espécie (Elionurus muticus). Muticus é uma palavra de origem latina que significa “sem ponta, reduzido, ausente”.

Plantas perenes, geralmente alcançam entre 40 cm a 1 metro de altura. Possuem um crescimento Cespitoso Ereto (ou seja, formam uma touceira, e uma touceira bem densa).
como-plantar-capim-cidreira-brasileiro-elionurus-muticus-plantas-ornamentais-nativas
Touceira Cespitosa Ereta do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Foto de Renata Ruiz, retirada do grupo do Facebook “Identificação Botânica


As lâminas foliares possuem em média entre 7 cm a 15 cm de comprimento (mas podem ficar bem mais longas). Com relação a largura, podem possuir entre 1 a 4 mm largura.
Folhas do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Foto de Maurício Humberto Cherubin, retirada do grupo do Facebook “Identificação Botânica

Folhas do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Bombinhas, Santa Catarina, Brasil
Foto de Renata Ribeiro, retirada do grupo do Facebook “Identificação Botânica


Folhas do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Santa Catarina, Brasil
Fotos cedidas gentilmente pelo Agrônomo Angelo Piaia




Folhas do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Serra Grande, Bahia, Brasil
Fotos de @acor.daselva


A inflorescência no total possui entre 8 cm a 14 cm de comprimento.

Inflorescência do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Santa Catarina, Brasil


Inflorescência do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Argentina
Foto retirada do Instituto Darwinion

Inflorescências do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Argentina
Foto retirada do Instituto Darwinion

Inicialmente a inflorescência cresce de forma bem reta, porém a medida que vai amadurecendo (ou seja, quando as sementes vão ficando prontas para serem liberadas) ela vai se curvando/enrolando, o que lembra muito uma cauda enrolada. É dessa característica que vem o nome científico da espécie (Elionurus muticus). Elionurus é uma junção das palavras gregas Eleuein, que significa "rolar, enrolar" e Oura, que significa "cauda" (Elionurus = cauda enrolada/ Elionurus muticus = cauda enrolada sem ponta).
Inflorescências do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Joanesburgo, Gauteng, África do Sul
Foto de richardgill


Inflorescências do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Magaliesberg, Pretoria Rural, Gauteng, África do Su
Foto de jaheymans

Inflorescências do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
North West, África do Sul
Foto de johnnybirder


Taxonomia e Habitat

Todos os capins pertencem a família Poaceae (se lê, “Poace”), mas essa família está dividida em várias subfamílias e tribos diferentes. Cada tribo possui suas próprias características, e capins que compartilham a mesma tribo possuem muitas características parecidas. O gênero Elionurus pertence a tribo Andropogoneae (se lê, “Andropogone”), e essa tribo pertence a subfamília Panicoideae (se lê, “Panicoide”). Existem no mundo cerca de 15 espécies do gênero Elionurus, e elas ocorrem principalmente nos países da América do Sul, África, Ásia e Austrália. No Brasil podem ser encontradas 3 espécies do gênero Elionurus, uma delas completamente endêmica (ou seja, só existem aqui).

Aqui na América do Sul, as espécies desse gênero são encontradas em ambientes com clima tropical, subtropical e temperado. Elas costumam formar populações maiores em lugares que possuem pluviosidade mais alta (ou seja, lugares úmidos onde chove mais). Raramente estabelecem grandes populações em climas mais secos (desertos). Essas espécies costumam habitar solos mais arenosos, com pH ácido e baixa fertilidade natural.
Touceira Cespitosa Ereta do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Copo, Santiago del Estero, Argentina
Foto de preli

Touceira Cespitosa Ereta do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Randburg, África do Sul
Foto de joansie


Touceira Cespitosa Ereta do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
San Martín, Corrientes, Argentina
Foto de preli

Touceira Cespitosa Ereta do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Eastern Cape, África do Sul
Foto de tonyrebelo

Os solos que geralmente apresentam essas características são: Latossolos, Argissolos, Neossolos, Cambissolos, Plintossolos, Espodossolos, Gleissolos, etc. (clique no nome do solo pra saber mais sobre ele). As espécies desse gênero são geralmente perenes (vivem por muitos anos), raramente são anuais (ou seja, vivem apenas durante 1 ano).

No Brasil, o Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) pode ser encontrado habitando as seguintes vegetações: Cerrado (principalmente o Campo Limpo, Campo Úmido e Campo Rupestre), Campinarana (principalmente a Campinarana Arbustiva e Campinarana Gramíneo-Lenhosa), Pampa (principalmente próximo a região dos Banhados e Campos de Butiazal), Campos de Altitude e Áreas Perturbadas.

Utilização Medicinal

O Elionurus muticus possui diversos nomes populares: Capim Cidreira Brasileiro, Capim Limão Miúdo, Capim Carona, Capim Limão Brasileiro, Capim Cidreirinha, Capim Limão de Folhas Finas e Capim Cidreira Fino.

Vou me referir a todos eles ao longo dessa publicação, tudo bem ?

Propriedades Farmacológicas

O Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) é cultivado principalmente por conta do seu óleo essencial (também conhecido como óleo volátil ou óleo etéreo). Óleo essencial é um produto do metabolismo de algumas plantas. Elas produzem, estocam e liberam esses óleos através de estruturas especiais presentes nas folhas, raízes, etc. O óleo essencial do Capim Limão Miúdo (Elionurus muticus) faz com que ele seja impalatável para animais herbívoros (ou seja, para os animais que pastam, esse capim tem um gosto horrível, e por isso eles evitam comer essa espécie). Felizmente para nós, esse óleo essencial possui diversas utilidades.
Extração do óleo essencial do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)

O óleo essencial do Capim Carona (Elionurus muticus) possui vários compostos químicos diferentes, e o mais importante deles é chamado de Citral. O citral é um aldeído monoterpênico, formado por uma mistura dos isômeros Geranial (transcitral) e Neral (ciscitral). O citral tem um forte cheiro/aroma de limão, e é amplamente utilizado nas indústrias de perfumarias, cosméticos e alimentos (aromatização de sorvetes, bebidas, refrigerantes, confeitos, etc.). Além das propriedades aromáticas, o citral também possui propriedades terapêuticas e microbianas.

(1) O citral é um composto antiespasmódico, ou seja, é um fármaco capaz de prevenir/inibir/cortar cólicas, dores e desconforto na região do estômago, intestino, útero ou bexiga (resumindo, ele possui o mesmo efeito de remédios como o Buscopan). 

(2) O citral também é um composto antitérmico, ou seja, é um fármaco capaz de prevenir/inibir/cortar a febre (resumindo, ele possui o mesmo efeito de remédios como a Dipirona).

(3) O citral também é um composto antimicrobiano, ou seja, possui um efeito anti-infeccioso/citotóxico capaz de inibir o desenvolvimento de micro-organismos como bactérias, fungos, vírus ou protistas. A pesquisas que indicam seu uso para o desenvolvimento de novos tipos de fungicidas naturais.

Todas essas informações que eu citei aqui com relação as propriedades do Capim Limão Brasileiro (Elionurus muticus), foram retiradas de artigos científicos, então possuem todo um embasamento teórico (ou seja, são confiáveis porque foram testadas em laboratório).
Porém, na medicina popular/tradicional, o Capim Cidreirinha (Elionurus muticus) também possui outras utilidades. Muitas não foram comprovadas cientificamente, então eu apenas vou cita-las aqui, tudo bem ? Na medicina popular Brasileira e Africana, o Capim Limão de Folhas Finas (Elionurus muticus) também pode ser utilizado para:
  • Tratar enjoos matinais
  • Tratar dor de dente (mastigando as raízes da planta)
  • Relaxante muscular (alivia dores na coluna).
  • Diminuir pressão alta causada pelo estresse (efeito calmante e diurético).
  • Estimula a circulação sanguínea
  • Afastar ratos (anti-roedores)
  • Vermífugo para animais domésticos
Existem diversas técnicas para extrair o óleo essencial do Capim Cidreira Fino (Elionurus muticus), tais como: hidrodestilação, destilação a vapor, maceração, extração por solvente (líquido-líquido), enfleuragem, extração com fluido supercrítico, microondas, etc. A destilação a vapor é o método mais eficiente deles, cerca de 93% de óleo essencial é retirado utilizando essa técnica.

Mas você não precisa empregar nenhuma dessas técnicas para conseguir obter os benefícios dessa planta. Fazer um chá com as folhas/inflorescências/raízes do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) já é mais do que suficiente.

Tipos de Ervas Cidreiras – Como Diferenciar ?

Existem vários tipos de plantas conhecidas apenas como cidreiras, não é ?
Diferentes tipos de Erva Cidreira
Fotos de Liou Yin (Lippia alba), Julia Malafaia (Aloysia citrodora), Morena Lua (Melissa officinalis), Gabriela Maria (Cymbopogon citratus), retiradas do grupo do Facebook “Identificação de Plantas Brasileiras”

Erva Cidreira, Capim Cidreira, etc. Porque todas recebem o mesmo nome ? Quem criou esse nome ? Qual a diferença entre essas plantas ?

Pra explicar todas essas questões precisamos voltar ao passado, e quando eu falo ao passado, me refiro a época do início da formação do Império Romano (toda a confusão de nomes começou naquele tempo). Por conta disso eu acabei fazendo uma publicação a parte, totalmente focada na origem da palavra cidreira. 


Vou assumir que você já leu a publicação acima, e vou falar mais especificamente sobre as diferenças do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) e o Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus), tudo bem ?

Capim Cidreira Brasileiro VS Capim Cidreira Asiático

Apesar do Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus) ser nativo da Ásia (mais especificamente da região da Malesia, que é um conjunto de ilhas lá do sudeste asiático), ele tem muitas características em comum com o nosso Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus).
Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus)
Foto de Gabriela Maria, retirada do grupo do Facebook “Identificação de Plantas Brasileiras

Ambos são capins, e por tanto pertencem a família Poaceae (se lê, “Poace”). O gênero Cymbopogon e o gênero Elionurus pertencem a mesma tribo, Andropogoneae (se lê, “Andropogone”) então ambos também pertencem a mesma subfamília, Panicoideae (se lê, “Panicoide”). A principal diferença entre essas plantas está na quantidade de óleo essencial produzida, a resistência ao frio de cada uma e no modo de reprodução.

(1) As duas espécies produzem o óleo essencial chamado de Citral, porém, o Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus) possui um maior rendimento com relação a extração do óleo. Essa é uma espécie grande, então consegue produzir uma quantidade maior de folhas (que também são bem grandes) permitindo uma maior extração do óleo.

(2) O Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus) possui um maior rendimento com relação a extração do óleo, porém ele é uma planta mais problemática para cultivar. Ela não consegue resistir muito bem a temperaturas baixas (geada). Ele também é mais suscetível ao ataque de fungos do gênero Puccinia (causador da ferrugem nas folhas). Por conta disso, a produção de óleo do Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus) pode ficar comprometida. O Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) além de ser resistente a geadas, é mais resistente ao ataque de fungos do gênero Puccinia, então acaba sendo uma planta mais tranquila de cultivar (não precisa de tanta atenção).

(3) O Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus) raramente ou quase nunca produz inflorescências, então praticamente nunca gera sementes. A única forma de propagar essa espécie é através da divisão da touceira (fazendo mudas). O Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) pode produzir inflorescências todos os anos quando bem cuidado, então é possível propaga-lo através das sementes (além das mudas).

Utilização no Paisagismo

Cultivo em Vasos

Com relação ao paisagismo, o Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) é uma espécie muito mais ornamental que o Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus). Como ele tem um porte menor, ele se adapta perfeitamente ao cultivo em vasos, e suas folhas finas possuem um charme único.
Diferença entre as folhas finas do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) e as folhas largas do Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus)

Quando estão em locais mais sombreados ou mais úmidos, as folhas dessa espécie adquirem um comprimento bem longo (cuidado com as regas nesse caso, tudo bem ? Não deixe o substrato ficar encharcado de água, se não as plantas ficam sensíveis ao ataque de fungos).
Plantio em vaso do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Brasília, Distrito Federal, Brasil
Foto de Sandra Brasil, retirada do grupo do Facebook “Identificação de Plantas Brasileiras



Plantio em vaso do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Foto de Francielli Leticia Carvalho, retirada do grupo do Facebook “Identificação Botânica




Plantio em vaso do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Bombinhas, Santa Catarina, Brasil
Fotos de Renata Ribeiro, retiradas do grupo do Facebook “Identificação Botânica


Essas são as mudas que eu consegui comprar recentemente pela internet.




Minhas mudas de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Mudas oriundas de Minas Gerais, Brasil

Quando essas mudas se desenvolverem, eu vou atualizar a publicação pra vocês observarem como elas cresceram.

Atualização 1 - 02/11/2022

Se passaram 3 meses, e minhas mudas estão firmes e fortes. O crescimento é bem lento inicialmente (elas demoram um pouco para se recuperar da divisão de rizoma), porém depois disso o crescimento acelera muito. Atualmente as mudas estão lançando novos perfilhos de maneira bastante vigorosa. 

Essas plantas bem resistentes, elas ficam o dia todo expostas ao sol aqui de Goiânia e recebem água diariamente. Não tive coragem de arrancar nenhuma folha para fazer chá (acho elas muito lindas 😆😆😆). As folhas são muito sedosas ao toque, gosto muito de ficar acariciando a touceira enquanto estou admirando o seu charme único. 






Minhas mudas de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Mudas oriundas de Minas Gerais, Brasil





Atualização 2 - 21/03/2023

Agora se passaram 4 meses desde a primeira atualização, e as mudas estão atualmente com 7 meses de idade. As mudas continuam lançando novos perfilhos vigorosamente (principalmente quando são adubadas com N-P-K 10-10-10). 

Mantive duas mudas plantadas em vasos, e a terceira eu transplantei para o chão, para saber como ela iria se adaptar (e para minha alegria ela se adaptou perfeitamente bem). 

Mudas plantadas em vasos
Minhas mudas de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil

identificação-capim-cidreira-brasileiro-elionurus-muticus-plantas-ornamentais-nativas
Minhas mudas de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil

paisagismo-capim-cidreira-brasileiro-elionurus-muticus-plantas-ornamentais-nativas
Minhas mudas de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil

Minhas mudas de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil


Muda transplantada para o chão
jardinagem-capim-cidreira-brasileiro-elionurus-muticus-plantas-ornamentais-nativas
Minha muda de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil

Minha muda de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil

Minha muda de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil

Minha muda de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil

Minha muda de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Goiânia, Goiás, Brasil






Já tenho mudas disponíveis, viu ? Quem quiser adquirir alguma, basta clicar na imagem para ver o anúncio. Ou, é só entrar em contato comigo por e-mail (matheusloboconta@gmail.com), pelo Instagram (@oscordados.mss) ou por WhatsApp (62986313764). 




Problemas de Identificação

O Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) é uma espécie naturalmente polimórfica, ou seja, os indivíduos de diferentes populações podem ser um pouco diferentes entre si (principalmente se forem de regiões diferentes). Isso significa que pode haver um pouco de confusão na hora de identificar as plantas. Por exemplo:

A inflorescência básica do Capim Limão Miúdo (Elionurus muticus) é aquela típica da tribo Androponeae (se você não leu a publicação falando sobre elas, é só clicar aqui). As espiguetas estão dispostas em panículas, e essas panículas lembram muito uma Panícula Especiforme. Temos um eixo central a (raque), e as subdivisões curtas que estão concentradas no topo do eixo.

O padrão no Capim Carona (Elionurus muticus) é possuir apenas 1 subdivisão no topo do eixo da inflorescência. Porém, existem populações dessa espécie que produzem 2 subdivisões no topo do eixo. Existem populações onde as plantas possuem folhas mais planas/largas, já em outras populações as folhas produzidas são mais finas, lembrando agulhas (lâminas filiformes no jargão técnico). Existem plantas que não produzem glumas páleas nas inflorescências, já outras espécies produzem.
Folhas planas/largas do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)

Enfim, existem várias pequenas diferenças entre as plantas dessa mesma espécie. As plantas mais comercializadas atualmente no Brasil, provavelmente são aquelas plantas nativas das serras de Santa Catarina, onde a tradição de cultivar essa planta está mais difundida. Então as características morfológicas mais conhecidas do grande público, vão ser das plantas provenientes dessa região. As plantas nativas daqui da região centro oeste, nordeste e norte, vão ser mais diferentes.

O caractere de identificação mais importante a ser analisado nessas plantas sempre vai ser o cheiro de limão exalado pelas folhas. O cheiro de limão pode estar mais fraco ou mais forte dependendo da época do ano, porém ele sempre vai estar presente quando as folhas forem cortadas/maceradas.

Cultivo do Capim Cidreira Brasileiro

Reprodução

Normalmente a maioria dos capins são Monóicos, então cada indivíduo consegue produzir estruturas masculinas e femininas na mesma flor (ou seja, cada planta é macho e fêmea ao mesmo tempo). Se uma mesma planta possui anteras (que produzem o pólen) e o ovário (que dará origem a semente) isso significa que ela pode se reproduzir sozinha (se autopolinizando pra gerar sementes).

No caso do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus), as plantas não conseguem fazer autopolinização de maneira eficiente, pois são plantas alógamas. Plantas alógamas são aquelas que dão preferência pela polinização cruzada para reproduzir, ou seja, mais de 95% das sementes geradas são o resultado do cruzamento de plantas geneticamente diferentes. 

Então se você não tiver plantas de origens diferentes (genéticas diferentes), você não vai conseguir reproduzir as plantas por meio de sementes. Essa é uma característica comum em alguns gêneros da tribo Andropogoneae, como os gêneros Zea (Milho) e Saccharum (Cana de Açúcar). 

Diferente das espécies do gênero Aristida, o Capim Limão Brasileiro (Elionurus muticus) floresce no auge da estação das chuvas. Ou seja, assim que a estação chuvosa se estabelece, as plantas florescem, são polinizadas pelo vento (através da polinização cruzada) e as sementes desenvolvidas são liberadas (ainda na estação chuvosa). Nas regiões centro oeste, sudeste e sul, o pico da estação chuvosa ocorre entre os meses de outubro a fevereiro.
Floração do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) no mês de Dezembro
Santa Catarina, Brasil
Fotos de Paulo Schwirkowski, retiradas do grupo do Facebook “DetWeb

O ciclo reprodutivo da espécie (ou seja, o período da formação da inflorescência até a liberação das sementes) dura entre 15 a 30 dias. Cada inflorescência pode gerar em média entre 5 e 6 sementes (mas já foram encontradas inflorescências produzindo até 30 sementes). Em uma pesquisa feita com o Capim Cidreirinha (Elionurus muticus), verificou-se que 354 inflorescências (parciais e inteiras) são capazes de gerar até 1.960 sementes.

A poda total da touceira pode ajudar no florescimento dessa espécie. Em uma pesquisa para avaliar o desenvolvimento das plantas, foi feito uma poda total em todos os indivíduos estudados no início do mês de janeiro (estação chuvosa). No dia 8 a 10 de fevereiro (aproximadamente 30 dias após a poda) as plantas começaram a florir de maneira bem expressiva (93% das plantas estavam com inflorescências).

Germinação das Sementes

Diferente dos capins do gênero Aristida (se não viu a publicação sobre esse gênero, de uma olhadinha), o Capim Limão de Folhas Finas (Elionurus muticos) não apresenta muita dificuldade pra germinar, lembrando muito o padrão de germinação das sementes do Capim dos Pampas (Cortaderia selloana). Essa espécie está adaptada para germinar em diferentes condições ambientais. Porém, as melhores condições para a germinação estão associadas com calor, umidade e sombra.

Pesquisas feitas em laboratório constataram que a taxa de germinação das sementes e o crescimento das mudas é maior em temperaturas na casa dos 20ºC a 30ºC. Em temperaturas acima dos 30ºC e abaixo dos 20ºC, as sementes tem mais dificuldade para germinar e para crescer (abaixo dos 10ºC elas nem germinam).
Sementes do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

As sementes do Capim Cidreira Fino (Elionurus muticos) são fotoblásticas neutras, ou seja, podem germinar tanto na presença de luz, como na ausência de luz (sombra). Porém, em laboratório, foi confirmado que a maior taxa de germinação ocorre quando as sementes são germinadas a sombra.
Germinação das sementes do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

As sementes do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) não possuem dormência tegumentar, ou seja, não existe nenhum mecanismo que impeça as sementes de germinarem imediatamente. Isso significa que as sementes germinam assim que encontram condições adequadas. O tempo de germinação varia entre 2 a 7 dias.

Essa falta de dormência pode ser um grande problema. Essa característica (comum em grande parte dos capins nativos do cerrado) faz com que as sementes tenham uma baixa longevidade, o que diminui muito seu tempo de armazenamento. Por isso é muito recomendável que as sementes sejam semeadas para o plantio o mais rápido possível (não as guarde por muito tempo).

Crescimento das Mudas

Como e já falei anteriormente, o Capim Limão Miúdo (Elionurus muticus) é encontrado mais facilmente em regiões úmidas, onde habita solos mais arenosos, com pH ácido e baixa fertilidade natural. Apesar das plantas crescerem nessas condições em ambiente natural, elas não precisam ser cultivadas dessa maneira.

As mudas do Capim Carona (Elionurus muticus) são muito tolerantes a diferentes tipos de substratos, inclusive respondem muito bem quando são adubadas com nitrogênio. Elas aguentam muito bem a seca. Também respondem muito bem quando são expostas a altas temperaturas ou baixas temperaturas (geadas). Também suportam muito bem o excesso de luz, bem como o excesso de sombreamento.
Foto da minha muda de Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus), antes de ser preparada para envio


Mudas do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Ibiúna, São Paulo, Brasil

Mudas do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)


A melhor maneira de propagar as mudas do Capim Limão Brasileiro (Elionurus muticus) é através da divisão da touceira.

Touceira Cespitosa Ereta do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)
Santa Catarina, Brasil

Rizomas do Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus)

Separando cerca de 3 perfilhos da planta mãe já é possível obter uma muda saudável. Não é preciso se preocupar em proteger as mudas do ataque de animais herbívoros, porque essa espécie não é normalmente atacada por eles (ela não é palatável). Ela tem um gosto azedo para eles, então os animais só comem essa planta quando não tiver mais nenhuma opção disponível.

A única preocupação que você deve ter com as mudas jovens do Capim Cidreirinha (Elionurus muticus) é com relação ao fogo. Ao contrário dos capins do gênero Aristida, essa espécie não está muito adaptada a queimadas quando jovem, e demora para se recuperar depois da passagem do fogo. Em uma pesquisa feita na África do Sul, foi determinado que o vigor e a produção de folhas nessa espécie tiveram uma queda de até 82% depois da passagem do fogo. Plantas adultas resistem melhor a queimadas.

Nessa publicação eu ensino a como fazer mudas dessa espécie: "Como fazer mudas de Capim Cidreira (Elionurus muticus)". 

Ocorrência

O Capim Limão de Folhas Finas (Elionurus muticus) é nativo do Brasil, porém não é endêmico. Ele também pode ser encontrado em vários países do continente Africano. No Brasil ele pode ser encontrado na região Norte (Pará, Roraima, Tocantins), Nordeste (Bahia), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul), Sudeste (Minas Gerais, São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina).

Outras espécies de capins ornamentais nativos


Identificando capins ornamentais nativos



Referências


Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *