Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

como-fazer-um-cercado-de-cano-pvc

Assim como as peças de Lego, o cano PVC também pode ser usado para fazer diferentes tipos de combinações para criar os mais diferentes tipos de objeto, tudo vai depender da maneira de como ele é montado. 
O cano PVC é um material muito resistente, barato e fácil de ser encontrado, o que o torna um ótimo material de construção, e hoje eu vou ensinar pra vocês como monta-lo corretamente para se fazer um cercado.


#Dimensões do Cercado

As medidas que eu vou repassar para vocês aqui serão referentes a construção de um cercado tamanho gigante, mas vocês podem construir o cercado no tamanho que vocês preferirem, tudo bem? Aqui eu disponho de muito espaço, então posso me dar um luxo de construir um cercado bem grande. 

Eu fiz esse passo a passo como forma de ajudar quem precisa construir um cercado e não tem muitas condições financeiras pra isso. O meu primeiro cercadinho era assim.


Ele possuía as seguintes dimensões:
  • Altura - 50 cm
  • Largura - 98 cm
  • Comprimento - 113 cm 
Eu fiz ele de forma bem improvisada (era uma antiga gaiola usada para criar codornas) para os meus porquinhos da índia recém chegados. Eles ficaram cerca de 2 anos vivendo nele.
Esses são os meus porquinhos, Bruce (o pretinho) e Légolas (o laranjado). 
Agora, passados esses 2 anos, eu resolvi construir um cercado novinho para eles (porquinhos da índia ficam bem grandes, então eles precisam de lugares bem amplos para viverem confortavelmente). As medidas do cercado novo são: 
  • Altura - 60 cm
  • Largura - 140 cm
  • Comprimento - 2 m 

#Materiais Usados 
Para construir esse cercado de cano PVC, vamos precisar de: 
  • Fita Métrica (ou qualquer outro material que faça medições)
  • Serra de Arco, Serra Manual ou Cegueta (ou qualquer outro material que consiga cortar canos)
  • Alicate Universal (ou qualquer outra coisa que sirva para cortar arame)
  • Arame (ou como aqui nesse caso, fio telefônico que eu já tinha em casa)
  • Tela de Galinheiro
  • Cano PVC 25 mm
  • T de 25 mm
  • Joelho ou Cotovelo de 25 mm

#Orçamento

O preço dos matérias podem variar MUITO dependendo de onde você comprar (sério gente, pesquisem BASTANTE antes de comprar). Aqui em Goiânia, eu consegui encontrar esses materiais pelos seguintes preços: 

  • Tela de Galinheiro - 5,50 R$ o metro
Nós vamos precisar usar cerca de 10 metros de Tela de Galinheiro. Total = 55 R$ 

Não é exatamente 10 metros de tela que vamos usar, porque o comprimento pode variar dependendo de como você monta a tela (se você deixa ela muito “solta”, ou se você estica ela de mais), mas esse tamanho vai garantir que não falte tela na hora da montagem (não falte e nem sobre demais – é uma margem de segurança). O que eu garanto é que com menos de 8 metros não dá para fazer esse cercado. 

  • T - 1,50 R$ cada
Nós vamos precisar usar 24 peças no total (ou seja, 24 T). Total = 36 R$

  • Joelho ou Cotovelo - 1 R$ cada
Nós vamos precisar usar 8 peças no total. Total = 8 R$

  • Cano PVC 25 mm - 2 R$ o metro
Nós vamos precisar de cerca de 21,6 metros de Cano PVC 25 mm. Total = 43,2 R$

Observação: dependendo do lugar onde você for comprar os canos, você pode pedir para o vendedor já cortar os canos no tamanho que você vai usar (porque normalmente os canos são vendidos no tamanho de 6 m a unidade). 

Canos Verticais - Altura do Cercado

12 canos - 60 cm cada

Total = 7,20 m

Canos Horizontais - Largura do Cercado 

8 canos - 70 cm cada

Total = 5,60 m

Canos Horizontais - Comprimento do Cercado

8 canos - 1 m cada

Total = 8 m

Canos Conectores – Ligam o T aos Joelhos/Cotovelos

16 canos - 5 cm cada

Total = 80 cm 

Total de canos PVC = 21,6 metros. 

O total dos materiais apresentados é de exatamente 142,2 R$

Lembrando que esse cercado tem um tamanho gigante (ele é maior que a minha cama, que é de casal, e ela é ENORME). Um cercado com um tamanho menor, terá um valor final BEM mais reduzido. 
O número de canos usados para fazer o cercado nunca vai mudar (essa quantidade de canos mantem a estrutura dele forte, com menos canos ela fica mais frágil). Ele tem formato de retângulo, então se você mudar o tamanho dele, mais continuar com a forma de retângulo, o número de canos que você vai usar será sempre o mesmo. Então se você quiser diminuir o tamanho dele (ou aumentar), basta mudar a metragem dos canos verticais e horizontais e dará tudo certo. 

#Montagem 
Eu levei cerca de 3 dias para fazer esse cercado (isso sem receber nenhum tipo de ajuda). Tive que cortar todos os canos, fazer as conexões e prender a tela completamente sozinho. Confesso que é um pouco trabalhoso, mas qualquer pessoa que não sofra com dores nas costas vai conseguir fazer tudo sem maiores problemas.

#Primeiro Passo - Cortar os Canos
como-fazer-um-cercadinho-de-cano-pvc





Essa parte é relativamente bem chata (ainda mais pra mim, que não tenho o costume de ficar medindo e cortando coisas). Faça marcações no cano com a ajuda de um lápis, e tente cortar os canos em um angulo reto (assim eles se encaixam melhor).

#Segundo Passo - Montagem das Colunas Laterais








É muito importante que as colunas sejam conectadas firmemente, pois serão elas que vão sustentar o cercado. Use o Alicate Universal para conectar as peças (dê umas batidinhas até elas se encaixarem - bata até que fiquem bem firmes).

Tome cuidado para não confundir os canos. Use os canos VERTICAIS nas colunas (sério, são muitos canos e é bem fácil confundir o tamanho deles - se possível, faça uma marcação com um lápis para identificar cada um).


#Terceiro Passo - Montagem das Colunas Centrais




As colunas centrais (que são duas peças de T conectadas a um cano vertical) são estruturas responsáveis por dar comprimento e largura ao cercado. Quanto mais colunas centrais você montar, mais largo ou mais comprido o seu cercado vai ser. 

#Quarto Passo - Finalização da Montagem dos Canos





como-fazer-um-cercado-de-cano-pvc-porquinho-da-india

A cadeira, o carrinho de mão e os porquinhos (que são grandes e gordos) são apenas para vocês visualizarem o real tamanho desse cercado. Ele é realmente muito grande. 

#Quinto Passo - Colocando a Tela
Gente, nesse etapa aqui eu peço desculpas a vocês. Por algum motivo, eu simplesmente não registrei a maneira de como eu coloquei a tela no cercado. Essa não é uma etapa muito complexa, mas também não é lá muito fácil, então se você não tiver experiência para mexer com telas, sugiro que preste bastante atenção na hora da montagem. 
Estique bem a tela para que ela fique bem firme, e faça quantas amarrações forem necessárias para manter a tela bem presa aos canos.



Para fazer as amarrações com o fio de telefone (ou corda, como nesse exemplo ilustrativo), passe o fio (um pedaço do fio) atrás do cano, depois junte parte dos fios (como se fosse fazer um nó) e faça uma torção com o auxilo do Alicate Universal. Faça essa torção até você verificar que o fio está completamente firme. 
Fios de telefone (aqueles mais maleáveis pelo menos) são fáceis de encontrar e são ótimos para fazer amarrações, então eu uso sempre que possível.

#Sexto Passo - Preparando a forração
como-fazer-um-cercado-de-cano-pvc-passo-a-passo
É importante que os porquinhos não fiquem totalmente no chão (pois assim evitamos que a urina deles passe diretamente para o piso), então eu recomendo que vocês coloquem alguma estrutura por de baixo do cercado para fazer o isolamento. Nesse caso eu usei um plástico usado para embalar colchões (ele é bem grosso e resistente). Eu encontrei ele em frente a uma loja de colchões, então não me custou nada. Usei prendedores de roupa para fixar esse plástico. 

Observação: ignorem o fato do cercado não estar com a tela (por algum outro motivo, eu tirei essa foto antes de concluir totalmente o cercado).
Por cima do plástico (ou do material que você usou para forrar o fundo do cercado) você vai colocar um outro tipo de forração, e essa vai ter a função de absorver a urina dos porquinhos. Eu usei roupas velhas que eu tinha aqui em casa, mas você poderia usar panos de chão, ou materiais específicos para absorver líquidos (aqueles tapetes higiênicos para cães).

Eu gosto de usar roupas pela questão do baixo custo (afinal, eu já tinha as roupas, não me custou nada) e da facilidade da limpeza. Depois de algumas semanas, é só retirar as roupas, lavar, e usar novamente (não use amaciante nas roupas, prejudica a absorção do tecido depois de um tempo), mais prático impossível. Se você for usar tecidos, não se esqueça de que você precisa ter uma peça de reserva (enquanto você está lavando uma peça, existem outras que estão lá no cercado). 
Também existe a possibilidade de você usar serragem no cercado, mas CUIDADO, a serragem NÃO PODE ser de madeira de Pinus, Eucalipto, Cedro ou Peroba. Essas serragens são as que causam mais alergias nos roedores e lagomorfos (isso depois de anos de uso, quando eles começam a desenvolver problemas respiratórios). Confesso que não sei se hoje em dia já é feito algum tipo de tratamento nessas serragens para evitar possíveis alergias, então pesquise bem antes de usar esse tipo de forração. Lá fora (EUA e Europa), onde o comércio desses animais é bem mais forte, eles tem acesso a uma variedade ENORME de serragens, então o uso desse tipo de forração lá é bem comum. O que é bem diferente de nós aqui no Brasil. 

Observação: reparem que o cercado está com uma divisão no meio. Eu fui obrigado a faze-la as pressas, então por isso eu não tirei fotos do processo de construção dela (sinceramente também não ficou uma divisão boa, eu deveria ter feito com canos). Eu fiz essa divisão porque meus porquinhos realmente não conseguem conviver no mesmo espaço (eles não conseguem viver um sem o outro, porém, é cada um no seu cercado). Eu achei que pelo tamanho enorme do cercado, eu não teria mais problemas com brigas, mas me enganei redondamente.
Agora por cima das roupas eu vou colocar outro tipo de forração. Será nessa forração a onde os porquinhos vão ficar, então escolha bem qual tipo de tecido ou malha que você vai usar (é nela aonde as fezes e a sujeira ficará depositada). Aqui eu uso uma malha que é chamada de Helanca. Ela é super fresca (ideal para o clima quente aqui de Goiânia) e fácil de lavar. Aqui em Goiânia eu consegui comprar 4 metros dessa malha por cerca de 22 R$. É importante comprar duas peças, pois enquanto você está lavando uma, a outra está lá no cercado (nesse caso, eu comprei 2 metros de Helanca laranja e 2 metros de Helanca azul). 
Para retirar a sujeira da Helanca é super simples, basta retirar ela do cercado, dar uma sacudida para tirar a sujeira e pelos e pronto (ou você pode varrer a sujeira, que é ainda mais prático). Ai você escolhe se vai usa-la novamente, ou se vai colocar ela para lavar (ai você coloca outra no lugar). 
Use prendedores de roupa para fixar a Helanca.

#Cercado Finalizado





Essa foi a primeira vez que fiz um cercado usando canos PVC. Nunca tinha trabalhado com esse tipo de material antes, então peço desculpas de antemão caso o resultado final tenha deixado a desejar (embora eu sinceramente fiquei bastante feliz com o resultado). Eu sinceramente não tenho habilidade NENHUMA para fazer esses trabalhos manuais, então se eu consegui fazer um cercado desses, tenho certeza que você também consegue kkk.
Ter feito um cercado bem grande foi a MELHOR COISA QUE EU FIZ. É bem mais fácil limpar esse cercado do que o outro (basta entrar dentro dele e varrer a sujeira), isso sem falar na felicidade dos meus porquinhos. Agora eles têm espaço para circular, são muito mais ativos do que antes. Depois que fiz esse cercado, passei a cortar as unhas dos porquinhos com uma frequência bem menor também. É incrível, mas só pelo fato deles caminharem mais dentro do cercado, faz com que as unhas deles se desgastem bem mais, então raramente eu preciso cortar as unhas deles.

Essas casinhas eu fiz usando canos PVC e Helanca (os porquinhos simplesmente amam ficar dentro delas), então se você quiser aprender a como montar uma dessas, é só clicar nesse link aqui "Como fazer uma casinha de cano PVC - Porquinho da Índia"


Já essas outras estruturas (Mini Viveiro e Bancada) eu fiz para as minhas plantas. Se quiser aprender a como monta-las, é só clicar nesse link aqui "Como fazer uma Bancada e Mini Estufa/Viveiro de cano PVC"

E se você quiser aprender sobre as diferenças entre Coelhos, Roedores, Cavalos e Vacas, é só clicar aqui "Diferenças entre Coelhos, Roedores, Cavalos e Vacas".

Comentários

  1. Parabéns, pelo tutorial, tudo explicado de forma detalhada, não irei fazer o cercadinho pra porquinho da índia, mas sim, para minha filha, adorei a ideia. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado jovem :) Fico muito feliz por ter ajudado.

      Excluir
  2. Parabéns amei a ideia vou fazer tbm pra meus dois cachorrinhos são pote pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, espero que os cachorrinhos gostem do cercado :)

      Excluir
  3. Muito bem explicado, até com os valores a serem gastos, está de parabéns,vou fazer só que um pouco menor, ajudou bastante mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado :) Fico muito feliz por ter ajudado <3

      Excluir
  4. Estou muito grata pelo tutorial. Você é genial! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genial ? Que nada kkk. Muito obrigado jovem, fico feliz por ter ajudo :)

      Excluir
  5. Caro Matheus, parabéns pela iniciativa de fazer o cercado e este tutorial fabuloso: fácil, detalhado, completo... perfeito. A Microsoft e outars empresas grande deveria ter gente do seu talento para gerenciar a produção de tutoriais. Muito obrigado e boa sorte em suas andanças. Grande Abraço, Paulo Zender, sp/sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, muito obrigado pelo seu comentário, sempre fico muito contente por saber que o meu tutorial ajudou alguém <3. E sinceramente ? Adoraria que a Microsoft me contrata-se para fazer isso, seria um sonho kkkk. Mas falando sério, obrigado mesmo, adorei ler seu comentário :) Eu acabei de responder seu e-mail também, viu ? Depois olha lá. Abraços

      Excluir
  6. Excepcional, tbm não tenho nenhuma habilidade manual e não encontro uma pessoa que faça um cercado desse pra mim, vou acabar fazendo eu mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol <3, fiquei muito feliz ao ver o seu comentário. Eu fiz essa publicação pensamento justamente em pessoas como você. Espero que você consiga fazer, é ótimo quando a gente não precisa mais ficar dependendo dos outros. Boa sorte :)

      Excluir
  7. Alguma idéia pra fixar na grama. Seria para cães...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, fixar na grama ? Infelizmente não me vem nada na cabeça

      Excluir
  8. Amei sua ideia, incrível.
    Mas estou me perguntando como fazer para entrar no cercado ? Vc passa por cima mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cláudia <3. Então, eu passo por cima mesmo kkk. Não fica muito alto não, mas qualquer coisa você pode fazer um cercado mais baixo, só diminuir um pouquinho a medida dos canos.

      Excluir
  9. Kkkkk ótimo. Eu e meu esposo iremos fazer um Para nossa criaçao de codornas. Muito obrigada por nos passar sua ideia. Deus abençoe vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada jovem :) Desejo muito sucesso na sua criação, tenho certeza que as codornas vão adorar o cercado srs. Boa sorte

      Excluir
  10. Bom dia,para os porquinhos não brigarem coloca baunilha no pesco e costa uma duas gotinhas ,sim baunilha pra bolo aqui em casa funciona assim espero ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa noite. Muito obrigado pela dica jovem, eu já tinha ouvido falar mesmo nisso.

      Excluir
  11. Incrível, parabéns pela obra, e pela organização em detalhar tudo, vamos replicar para nossa filha aqui em casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mirele, fico muito feliz de ter ajudado. Boa sorte <3

      Excluir
  12. Muito obrigada por esse post! Vou reproduzir para um projeto da faculdade e vamos fazer p coelhos e cabritos filhotes. Genial, parabéns! Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou jovem, espero que seu projeto de certo, viu ? Boa sorte e muito obrigado pelo comentário :)

      Excluir

Postar um comentário

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *