Como fazer uma Bancada e Mini Estufa/Viveiro de cano PVC

como-fazer-bancada-cano-pvc
Mini Viveiro (Esquerda) e Bancada (Direita)
O cano PVC é um material versátil, barato, resistente e fácil de ser encontrado, por isso ele é um excelente material de construção. Nós podemos utiliza-lo como peças de Lego e criar vários objetos diferentes, tudo isso apenas mudando as combinações e forma de montagem. 
Nesse tutorial eu vou mostrar pra vocês um passo a passo de como fazer uma Bancada e uma Mini Estufa/Viveiro. 

#Dimensões da Estrutura 

As medidas que eu vou passar pra vocês são variáveis, viu ? Você pode fazer um tamanho maior ou menor, fica a seu critério. O importante mesmo é sempre deixar a estrutura com o formato quadrado/retangular (assim ele pode manter a sua resistência). As medidas são essas: 
  • Altura - 40 cm 
  • Largura - 40 cm 
  • Comprimento - 50 cm 
Essas são as medidas oficiais, dependendo da forma como você encaixa os canos o tamanho da estrutura pode ficar maior (isso aconteceu comigo).  


#Materiais Usados – Estrutura 

A Bancada e a Mini Estufa/Viveiro possuem a mesma estrutura básica de Cano PVC, então eu vou mostrar primeiro como montar essa estrutura, pra só depois mostrar como fazer cada coisa separadamente. Para construir a estrutura vamos precisar de: 

  • Fita Métrica (ou qualquer outro material que faça medições) 
  • Serra de Arco, Serra Manual ou Cegueta (ou qualquer outro material que consiga cortar canos) 
  • Alicate Universal ou Tesoura (ou qualquer outra coisa que sirva para cortar) 
  • Arame, Cordão, Enforca Gato, etc. (qualquer material para fazer amarrações vai servir). 
  • Cano PVC 25 mm 
  • T de 25 mm 
  • Joelho ou Cotovelo de 25 mm 

#Orçamento - Estrutura 

Pesquisem BASTANTE antes de comprar esses materiais, porque o preço deles varia muito. Aqui em Goiânia (pesquisando em lojas do MESMO bairro) eu encontrei Ts que custavam de 0,60 centavos até 1,50 R$ e Joelhos/Cotovelos que variavam de 0,65 centavos até 1,20 R$. O cano PVC é vendido pelo metro, e o metro dele varia bastante. Em alguns lugares o metro do cano PVC era vendido por 3,00 R$, já em outros ele custava 6,90 R$
Aqui em Goiânia os materiais que eu consegui comprar tinham os seguintes preços: 

  • T 0,68 R$ cada 
Nós vamos precisar usar 8 peças no total (ou seja, 8 T). Total = 5,44 R$ 

  • Joelho/Cotovelo0,65 R$ cada 
Nós vamos precisar usar 8 peças no total. Total = 5,2 R$ 

  • Cano PVC 25 mm - 3 R$ o metro 
Nós vamos precisar de cerca de 5,52 metros de Cano PVC 25 mm. Total = 16,56 R$ 


Observação: dependendo do lugar onde você for comprar os canos, você pode pedir para o vendedor já cortar os canos no tamanho que você vai usar (porque normalmente os canos são vendidos no tamanho de 1 metro a unidade ou mais). 


Canos Verticais - Altura da Estrutura 
4 canos - 40 cm cada 
Total = 1,60 m 

Canos Horizontais - Largura da Estrutura 
4 canos40 cm cada 
Total = 1,60 m 

Canos Horizontais - Comprimento da Estrutura 
4 canos50 cm cada 
Total = 2,00 m 

Canos Conectores – Ligam o T aos Joelhos/Cotovelos 
8 canos - 4 cm cada 
Total = 32 cm 

Total de canos PVC = 5,52 metros

O total dos materiais apresentados é de exatamente 27,2 R$ 

O número de canos usados para fazer essa estrutura nunca vai mudar (essa quantidade de canos mantem a estrutura forte, com menos canos ela fica mais frágil). Ela tem um formato quadrado/retangular, então se você mudar o tamanho dela, mas continuar com a forma de quadrado/retângulo, o número de canos que você vai usar será sempre o mesmo. Então se você quiser diminuir o tamanho dele (ou aumentar), basta mudar a metragem dos canos verticais e horizontais e dará tudo certo. 

Montagem 

Eu levei menos de 1 dia pra construir a estrutura. Comecei a cortar os canos ao 12:00 h, e finalizei a montagem lá pras 18:00 h (isso sem receber nenhum tipo de ajuda). 

#Primeiro Passo - Cortar os Canos


Eu não vou mentir pra vocês, essa parte de cortar os canos é bem chata. É preciso tomar cuidado para não cortar errado, e como sou uma pessoa BEM distraída preciso ficar bem atento pra não cometer erros. Faça marcações no cano com a ajuda de um lápis, e tente cortar os canos em um angulo reto (assim eles se encaixam melhor). 

#Segundo Passo - Montagem das Bases 







Conecte os canos da base de maneira bem firme. Use o Alicate Universal para conectar as peças (dê umas batidinhas até elas se encaixarem - bata até que fiquem bem firmes). 
Tome cuidado para não confundir os canos. Use os canos HORIZONTAIS pra fazer as bases (sério, são muitos canos e é bem fácil confundir o tamanho deles - se possível, faça uma marcação com um lápis para identificar cada um). 

#Terceiro Passo – Finalização da Montagem





Com a estrutura básica finalizada agora você pode decidir o que vai querer a partir de agora. 

Se for optar por fazer a bancada, seu trabalho praticamente acabou. O que você precisa é achar algo para colocar no tampo da bancada e pronto. Aqui eu usei duas cerâmicas como tampo (casa de pobre sempre tem alguma cerâmica dando sopa, então tratei de aproveitar). 
Pra deixar a estrutura mais bonita, eu forrei a cerâmica com uma malha chamada de Helanca. É uma malha bem barata e fácil de achar, aqui em Goiânia eu consegui comprar 2 metros dela por cerca de 5,5 R$.
mesa-cano-pvc-como-fazer


móvel-cano-pvc-como-fazer
Bancada de Cano PVC para cultivar Plantas Carnívoras


prateleira-cano-pvc-como-fazer
Bancada de Cano PVC para cultivar Suculentas


suporte-como-fazer-cano-pvc
Bancada de Cano PVC para cultivar Cactos

Se você não for optar por fazer a bancada, o seu trabalho continua e seguimos para o # Quarto Passo

Se você for optar por fazer uma Mini Estufa, você vai precisar comprar um rolo de Filme Plástico/Lona Plástica/ Lona Agrícola, etc.
Filme Plástico/Lona Plástica/ Lona Agrícola
Foto de Kattegattt
O plástico/Lona tem a função de bloquear a chuva, o vento, a entrada de insetos e manter o interior aquecido e úmido. A luz esquenta o ambiente interno da estufa, e esse calor (juntamente com a umidade) não consegue sair por conta do plástico. 

Peço mil desculpa pra vocês, mas eu simplesmente NÃO ACHEI esse bendito plástico. Eu procurei muito, mas nenhuma loja tinha o produto no momento. Pra nossa sorte, a montagem da Mini Estufa e do Mini Viveiro é praticamente a mesma, então é só você prestar atenção em como eu monto o Mini Viveiro e vai dar tudo certo. 

O Mini Viveiro utiliza uma estrutura chamada de Tela de Sombreamento, que é conhecida popularmente como Sombrite. 
O sombrite tem a função de reter o excesso de luz, calor, vento e chuva (ou seja, ele diminui a incidência desses fatores, não bloqueia eles totalmente). Com menos luz a temperatura diminui e assim a umidade aumenta. Com menos vento e chuva as plantas sofrem menos com danos mecânicos. 
O sombrite possui vários níveis de retenção. Quanto mais fechada for a sua malha, maior será a retenção dos fatores que eu mencionei. Você encontra sombrites de 30% até de 90%, mas normalmente os níveis de retenção mais comuns são de 50% e 80% (eu comprei o de 50%). 

O preço do sombrite é bem variável aqui na minha região. Eu encontrei o metro do sombrite sendo vendido por 3,30 R$ e até por 14,00 R$. Eu comprei 2 metros do sombrite que estava sendo vendido por 3,30 R$ (50%), então o custo total ficou em 6,6 R$

Somando com o valor da estrutura já montada (27,2 R$), o valor total do Mini Viveiro ficou em 33,8 R$

# Quarto Passo – Montagem do Mini Viveiro 



Eu queria ter prendido o sombrite com enforca gato, porém eu não achei pra comprar (eu nunca acho as coisas quando eu preciso, é incrível). Então acabei me virando com a linha de anzol que tinha aqui em casa. Depois eu cansei de usar o anzol e passei a usar o cordão encerado (um tipo de cordão bem forte utilizado pra fazer macramê). 
Essa parte de prender o sombrite é a parte mais demorada e mais chata, então sugiro que você faça essa etapa sentado para não acabar com a sua coluna. 

Depois de algum tempo eu finalmente terminei tudo. 

como-fazer-estufa-cano-pvc
Mini Viveiro para Plantas Carnívoras
Acabou que sobrou um pedaço BEM grande do sombrite, guarde ele porque nós vamos utiliza-lo posteriormente. 

Sinceramente ? O acabamento poderia ter ficado BEEEEMMM melhor, mas pra mim já estava muito bom. Honestamente eu não tenho o costume de fazer trabalhos manuais, então eu não tenho muito jeito pra fazer essas coisas. Tenho certeza que você pode fazer um Mini Viveiro bem mais bonito do que o meu. 
Eu vou utilizar esse Mini Viveiro pra colocar minhas mudinhas de plantas carnívoras, por isso os vasos estão dentro dessa bandeja (muitas plantas carnívoras são semi-aquáticas). As mudinhas não aparecem direito porque ainda são muito novinhas. Da pra colocar 2 bandejas dentro desse Mini Viveiro. 

Mini Viveiro para Plantas Carnívoras

Agora vamos mostrar o Mini Viveiro de diferentes ângulos.
viveiro-cano-pvc-como-fazer


miniestufa-cano-pvc-como-fazer


casinha-cano-pvc-como-fazer



tenda-como-fazer-cano-pvc
Mini Viveiro para Plantas Carnívoras

Se ai na sua região o sol bate com muita força, basta pegar o sombrite que sobrou e colocar por cima do Mini Viveiro. Você pode colocar uma parte dele por cima e usar a outra parte para cobrir a entrada. Ou você pode simplesmente dobrar ele inteiro e colocar por cima do Mini Viveiro. 







Mini Viveiro para Plantas Carnívoras

Além do sombrite eu resolvi colocar por cima do Mini Viveiro 2 pedaços de vidro que eu tinha guardado aqui em casa, assim eu deixo as plantas totalmente protegidas da chuva.
Mini Viveiro para Plantas Carnívoras

Os vidros estavam guardados aqui em casa a vários anos, sabia que eu iria precisar deles algum dia (ta vendo ? Por isso é bom não jogar nada fora). 

Pra concluir, vou colocar outras plantas dentro do Mini Viveiro só pra vocês terem uma ideia melhor de como ele ficou.




Mini Viveiro para Suculentas

Então é isso gente, espero que vocês tenham gostado. A Bancada e o Mini Viveiro são estruturas simples, porém, podem ser extremamente uteis no nosso dia a dia. Espero ter ajudado vocês de alguma forma com esse passo a passo.

Referências

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *