Como fazer uma casinha de cano PVC - Porquinho da Índia

como-fazer-casinha-de-cano-pvc
Assim como as peças de Lego, o cano PVC também pode ser usado para fazer diferentes tipos de combinações para criar os mais diferentes tipos de objeto, tudo vai depender da maneira de como ele é montado. 

O cano PVC é um material muito resistente, barato e fácil de ser encontrado, o que o torna um ótimo material de construção, e hoje eu vou ensinar pra vocês como monta-lo corretamente para se fazer uma casinha para Porquinhos da Índia.

#Dimensões da casinha 

As medidas que eu vou repassar para vocês aqui serão referentes a construção de uma casinha de tamanho grande (porque os meus porquinhos são bem grandes e gordos), mas vocês podem construir a casinha no tamanho que vocês preferirem, tudo bem? A casinha possui as seguintes dimensões:

  • Altura - 20 cm 
  • Largura - 31 cm 
  • Comprimento - 31 cm 

#Materiais usados 
Para construir esse cercado de cano PVC, vamos precisar de:
  • Fita Métrica (ou qualquer outro material que faça medições) 
  • Serra de Arco, Serra Manual ou Cegueta (ou qualquer outro material que consiga cortar canos) 
  • Martelo (ou qualquer outro material que sirva para bater) 
  • Helanca (ou qualquer tecido de sua preferência) 
  • Cano PVC 25 mm 
  • T de 25 mm 
  • Joelho ou Cotovelo de 25 mm 

#Orçamento 
O preço dos matérias podem variar MUITO dependendo de onde você comprar (sério gente, pesquisem BASTANTE antes de comprar). Aqui em Goiânia, eu consegui encontrar esses materiais pelos seguintes preços (isso para fazer uma casinha): 

  • T - 1,50 R$ cada
Nós vamos precisar usar 2 peças no total (ou seja, 2 T).Total = 3 R$ 


  • Joelho ou Cotovelo - 1 R$ cada
Nós vamos precisar usar 2 peças no total. Total = 2 R$ 


  • Cano PVC 25 mm - 2 R$ o metro
Nós vamos precisar de cerca de 93 cm de Cano PVC 25 mm. Total = 1,90R$


Cano vertical - Altura da Casinha 

2 canos - 13 cm cada 

Total = 26 cm 

Canos horizontais - Base da Casinha 

4 canos - 13 cm cada 

Total = 52 cm 

Cano horizontal - Teto do Cercado 

1 cano - 15 cm 

Total = 15 cm 

Total de canos PVC = 93 cm 


O total dos valores dos materiais apresentados é de exatamente 6,90 R$ 


#Montagem


Use o martelo para conectar as peças. Dê umas batidinhas delicadamente, até as peças se encaixarem firmemente.



A estrutura da casinha já está pronta (bem simples não é?), agora só precisamos forra-la para que fique bem aconchegante.


A Helanca é um material bem leve e fresco, então é ótima para ser usada em lugares muito quentes, como aqui em Goiânia. 

Você pode prende-la na estrutura usando prendedores de roupa, ou pode simplesmente enfiar as suas extremidades nos buracos dos canos que estão na base.


como-fazer-tenda-de-cano-pvc
Aqui em Goiânia geralmente faz calor durante o dia, mas as noites podem ser bem frias, então eu costumo colocar várias camadas de panos por cima da casinha, assim ela fica bem quentinha durante a madrugada.



como-fazer-toca-de-cano-pvc
Os meus porquinhos simplesmente AMAM essa casinha. Eu deixo ela bem no meio do cercado, porque eles adoram ficar dando voltas nela. Dão voltas, passam correndo por dentro dela, tentam subir por cima dela, eles não vivem sem ela. É absurdamente fácil de mover e de limpar (basta tirar os panos, sacudi-los e pronto). 
Eu também construí o cercado dos meus porquinhos usando canos PVC, então se você quiser aprender a como montar um cercado usando esse tipo de material, é só clicar nesse link aqui "Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia"

Comentários

  1. Comprei as peças e dei de presente para o meu neto montar para o porquinho da Índia que ele ganhou. Bye.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gesto bonito <3, tenho certeza que ele gostou muito Walter. Obrigado por compartilhar isso comigo :)

      Excluir

Postar um comentário

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *