Diferentes Tipos de Erva Cidreira – Como Diferenciar ?

como-cultivar-diferentes-tipos-de-erva-cidreira-como-diferenciar
Fotos de Liou Yin (Lippia alba), Julia Malafaia (Aloysia citrodora), Morena Lua (Melissa officinalis), Gabriela Maria (Cymbopogon citratus), retiradas do grupo do Facebook “Identificação de Plantas Brasileiras”


Esse guia é uma continuação da publicação: "Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) - Plantas Ornamentais Nativas".


Existem vários tipos de plantas conhecidas apenas como cidreiras, não é ?

Erva Cidreira, Capim Cidreira, etc. Porque todas recebem o mesmo nome ? Quem criou esse nome ? Qual a diferença entre essas plantas ?

Pra explicar todas essas questões precisamos voltar ao passado, e quando eu falo ao passado, me refiro a época do início da formação do Império Romano (toda a confusão de nomes começou naquele tempo). 

Origem da palavra Cidreira

Hoje em dia se você quiser comprar um remédio, basta ir até uma farmácia, não é ? Pois bem, antigamente as pessoas não tinham esse luxo. Se as pessoas quisessem se curar de determinada doença, precisavam procurar por plantas (ervas medicinais) que cresciam ao redor de onde moravam.

Existiu um período na história da humanidade que ficou conhecido como Idade Antiga (ou simplesmente Antiguidade), e ele começou a 4.000 anos atrás (na mesma época em que a escrita estava sendo inventada). Ele começou a 4.000 anos antes do nascimento de jesus cristo, e só foi terminar com a queda do Império Romano, 476 anos depois da morte de jesus cristo.

Durante esse período da idade antiga, mais precisamente na região montanhosa do mediterrâneo (aquela região onde fica a atual Europa, parte do Oriente Médio e Ásia Ocidental) cresciam duas espécies de árvores que possuíam grandes propriedades medicinais. Essas propriedades eram devido aos óleos essenciais produzidos pelas próprias plantas, que deixavam suas folhas, madeira e raízes com um cheiro muito perfumado.
Ilustração da região do Mediterrâneo
Ilustração feita por O H 237

No período da criação da República Romana, isso 509 anos antes do nascimento de cristo, o idioma grego era língua mais influente nessas regiões. Por conta disso, essas duas espécies de árvores perfumadas ficaram conhecidas popularmente pelo nome grego de κάδρος (“kédros”).

Alguns séculos pra frente, quando já estavam iniciando a criação do Império Romano (27 anos antes do nascimento de jesus cristo) o idioma latino passou a ser a língua mais influente nessas regiões. Dessa maneira, a palavra grega κάδρος (kédros) foi latinizada, e passou a ser escrita/falada como “Cedrus”.
Ilustração da extensão do Império Romano
Ilustração feita por Tataryn

As plantas conhecidas antigamente como Cedrus são conhecidas atualmente como Cedro do Líbano (Cedrus libani) e Zimbro (Juniperus communis), ambas plantas da família do Pinheiro (Pinaceae).
Cedro do Líbano (Cedrus libani)

Zimbro (Juniperus communis)
Foto de Scienceman71

Pois bem, acontece que os Cedrus não eram as únicas plantas com propriedades medicinais conhecidas naquela época (no mediterrâneo). Existiam outras espécies de plantas que também possuíam folhas e madeiras muito perfumadas (ainda mais perfumadas que os próprios Cedrus). Uma dessas plantas passou a ser chamada popularmente de “Cidra”. Cidra é uma palavra latina, derivada da palavra grega Cedrus. A cidra era uma planta famosa, sendo amplamente cultivada naquela época. Então com o passar dos anos foram surgindo diferentes variedades de cidra pela região, que se espalharam mundo afora.
Pé de Cidra
Foto de Ruthtomaz

Qual é o problema disso ? Naquela época (e hoje em dia) as pessoas não sabiam muito bem distinguir as plantas uma das outras. Qualquer planta que possuísse propriedades medicinais, e que possuíam o mesmo cheiro da cidra, acabavam ficando conhecidas apenas como “plantas cidreiras” ou “ervas cidreiras”. Então acabou que várias plantas de lugares diferentes perderam o nome, e ficaram conhecidas apenas como “cidreiras”.

Algumas plantas conhecidas como cidreiras são as espécies da família Verbenaceae. Duas delas são bem conhecidas entre nós Brasileiros, pois ambas são nativas da América do Sul (ou seja, são nativas do Brasil), são elas: Erva Cidreira Brasileira (Lippia alba) e Verbena de Limão ou Lúcia-lima (Aloysia citrodora).
como-plantar-diferentes-tipos-de-erva-cidreira-como-diferenciar
Erva Cidreira Brasileira (Lippia alba)
Foto de Liou Yin, retirada do grupo do Facebook “Identificação de Plantas Brasileiras

Verbena de Limão ou Lúcia-lima (Aloysia citrodora)
Foto Julia Malafaia, retirada do grupo do Facebook “Identificação de Plantas Brasileiras


A planta original conhecida como Cidra, atualmente recebe o nome científico de “Citrus medica”. A palavra “Citrus” vem do latim Cedrus, e a palavra “medica” vem do latim “medicus”. Medicus por sua vez se originou da palavra latina “mederi”, que significava o ato ou conhecimento de “saber o melhor caminho” para algo.

A Cidra (Citrus medica) é uma planta da família Rutaceae, e ela é o ancestral de todos os tipos de limão e laranjas cultivados atualmente.
identificação-diferentes-tipos-de-erva-cidreira-como-diferenciar
Cidra (Citrus medica)



Limão e Cidreira – O que tem em comum ?

Pra entender qual a relação entre essas palavras, precisamos voltar novamente ao período conhecido como Idade Antiga.

A cidra não é uma planta nativa daquelas regiões montanhosas do mediterrâneo (onde fica a atual Europa, parte do Oriente Médio e Ásia Ocidental). A cidra é nativa da Ásia Oriental, vinda de países como a atual Índia e possivelmente algumas ilhas do Arquipélago Malaio.
Mapa de distribuição da Cidra (Citrus medica) e suas diferentes variedades originais
Ilustração feita por Alma Obsidiana


Naquela região da Asia, o idioma mais influente (naquela época da idade antiga) era o Sânscrito, e a nossa cidra era conhecida popularmente por lá pela palavra sânscrita निम्बू (“Lime”).

Você já ouviu falar da rota/comércio das especiarias ? Pois bem. Durante vários momentos da idade antiga (ou seja, isso foi bem antes da idade média) os Árabes (os povos do atual país conhecido como Arábia Saudita) vivam trazendo produtos da Índia e Sudeste Asiático para onde fica o atual Oriente Médio e Europa.
Rota da Seda (linha vermelha) e Rota das Especiarias (linha azul)
Ilustração feita por NASA/Goddard Space Flight Center

Especiarias Indianas
Foto de judepics

Pra eles (Árabes) a planta que era conhecida popularmente como cidra (pelos povos da região do mediterrâneo), era chamada por eles pela palavra sânscrita “Lime”. Com o passar do tempo, a palavra “Lime” passou a ser conhecida apenas pelo termo Árabe لَيْمُون‎ ("Laymūn").

O Império Romano começou 27 anos antes do nascimento de jesus cristo, e terminou 476 anos depois da morte de jesus cristo. Durante quase 500 anos de Idade Antiga, o idioma grego e o latino foram as línguas mais influentes daquela região. Tudo isso mudou quando o Império Romano acabou e os povos Árabes chegaram. Esse é o início oficial da Idade Média, quando os mulçumanos (Árabes) passam a influenciar o mundo ocidental através da religião islâmica.

Quando os Árabes resolveram conquistar aquelas regiões do Império Romano (isso 711 anos depois da morte de jesus cristo), eles acabaram acumulando um vasto império, e passaram a controlar quase todas aquelas regiões montanhosas do mediterrâneo (onde fica a atual Europa, parte do Oriente Médio e Ásia Ocidental). A língua que passava a influenciar todo mundo agora era o Árabe.
Império conquistado pelos povos Árabes
Ilustração feita por DieBuche


O idioma Português, Espanhol, Italiano, Francês, etc. são todas línguas originadas do idioma latino, e quando o Império Romano acabou, elas tinham acabado de nascer (digamos assim né, a coisa foi BEM mais complexa). Por conta da conquista Árabe, todos esses idiomas acabaram sendo influenciados e acabaram absorvendo várias palavras utilizadas pelos árabes (até mesmo outras línguas não latinas, como o Inglês, foram influenciadas). A partir disso, os diferentes idiomas que estavam ali presentes na região do mediterrâneo, passaram a chamar as diferentes variedades originadas da Cidra (Citrus medica) pelo termo árabe لَيْمُون‎ (Laymūn). Em português, o termo “Laymūn” acabou virando “Limão”. Em espanhol virou “Limón”; em italiano virou “Limone”; em francês virou “Lymón”.

Como eu já disse anteriormente, naquela época (e hoje em dia) as pessoas não sabiam muito bem distinguir as plantas uma das outras. Antigamente qualquer planta que possuísse propriedades medicinais, e que possuíam o mesmo cheiro da cidra, acabavam ficando conhecidas apenas como “plantas cidreiras” ou “ervas cidreiras”. Porém, depois da influência Árabe, essas mesmas plantas também passaram a serem conhecidas como “Limão” (em português). Por isso as palavras cidreira e limão podem ser usadas como sinônimos hoje em dia para várias espécies.

É por isso que o Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus) é conhecido popularmente como Capim Limão. O seu nome em inglês é “Lemon grass”.
paisagismo-diferentes-tipos-de-erva-cidreira-como-diferenciar
Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus)
Foto de Gabriela Maria, retirada do grupo do Facebook “Identificação de Plantas Brasileiras


O Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) também é conhecido popularmente como Capim Limão de Folhas Finas.
jardinagem-diferentes-tipos-de-erva-cidreira-como-diferenciar
Capim Cidreira Brasileiro (Elionurus muticus) ao lado do Capim Cidreira Asiático (Cymbopogon citratus)


Não se esqueça de ler as publicações que eu fiz sobre ele, tudo bem ?



Outra planta associada ao nome de limão é a Melissa officinalis, nativa do continente Europeu (lá das regiões montanhosa do mediterrâneo). Em português ela é conhecida apenas como Erva Cidreira Verdadeira, mas em inglês ela recebe o nome de “Lemon balm” (Bálsamo de Limão).
Erva Cidreira Verdadeira (Melissa officinalis)
Foto de Beatriz Elias Pereira, retirada do grupo do Facebook “Identificação de Plantas Brasileiras


Outras espécies de capins ornamentais nativos



Identificando capins ornamentais nativos


Referências


Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *