Droseras Brasileiras - Temperatura, Sol e Clima - Parte 1


Espécies diferentes vivem em diferentes tipos de vegetação, que por sua vez estão localizadas em diferentes tipos climas. É muito importante que você conheça primeiro os tipos de vegetação (ou seja, o habitat) onde essas espécies ocorrem, pra só depois aprender sobre o clima onde elas vivem. 

Na minha publicação “O Habitat das Plantas Carnívoras – Onde elas Crescem ?” eu falo sobre quase todos os tipos de vegetação onde as plantas carnívoras Brasileiras podem ser encontradas. Bom, mas vamos lá. 

Vou falar sobre o clima me baseando na Classificação Climática de Köppen-Geiger, tudo bem ? Eu poderia me basear na Classificação Climática de Thornthwaite ou na Classificação Climática de Strahler, mas a classificação de Köppen-Geiger é a que vocês mais conhecem, então pra facilitar a vida de vocês eu vou focar só nela. 

Clima Tropical do tipo Savânico 

As Droseras que ocorrem na região das Campinaranas e Campos Úmidos (os que estão entre 700 metros de altitude ou abaixo disso) geralmente vivem sob o Clima Tropical do tipo Savânico (sigla Aw)
onde-plantar-drosera-temperatura-sol-clima
Campos Úmidos 
Parque Estadual do Jalapão, Tocantins, Brasil 
Foto retirada do site “turismo.to.gov.br

É aquele clima que tem duas estações ao longo do ano, uma úmida (que corresponde ao verão) e outra seca (que corresponde ao inverno). No verão chove muito e faz muito calor, as temperaturas ficam (em média) na casa dos 20 ºC a 30 ºC. Já no Inverno não chove e faz mais frio, as temperaturas ficam (em média) na casa dos 15 ºC a 20 ºC. 

Nesse tipo de clima as temperaturas não são constantes, sempre existe uma diferença de temperatura entre o dia e a noite (chamamos isso de amplitude térmica diária). Se de dia fez 30 ºC, durante a noite a temperatura vai estar por volta dos 20 ºC ou abaixo disso (sempre vai existir uma diferença de pelo menos 10 ºC entre o dia e a noite). 

Nas regiões mais ao norte do Brasil (Roraima, Amapá) as temperaturas são mais elevadas e a amplitude térmica diária é menor (ou seja, a variação da temperatura durante o dia não é lá muito grande). A seca também costuma ser mais curta (2 a 3 meses). 
substrato-drosera-temperatura-sol-clima
Campos Úmidos 
Roraima, Brasil 
Foto de Márcio Lavôr, retirada do site “tribosderoraima.com.br
 

Campos Úmidos 
Arredores de Boa vista, Roraima, Brasil 
Foto do pesquisador especialista em plantas carnívoras Fernando Rivadavia, retirada do fórum “www.cpukforum.com” 

Já em regiões mais centrais do país (Goiás) as temperaturas são mais baixas e a amplitude térmica diária é BEM maior. As vezes durante a manhã está fazendo cerca de 14 ºC, e a tarde as temperaturas chegam a 31 ºC (uma amplitude de 17 ºC). A seca também costuma se estender por muito mais tempo (5 meses ou mais). 
É o clima típico de regiões que estão mais no interior do continente, mas também pode ser encontrado em locais mais próximos do litoral. Uma região que tem o Clima Tropical do tipo Savânico é o município de Goiânia (Goiás) (minha amada capital <3). 
tipos-de-plantas-carnívoras-temperatura-sol-clima
Temperaturas máximas e mínimas (médias) em Goiânia 
Gráfico retirado do site “pt.weatherspark.com

como-cuidar-drosera-temperatura-sol-clima
Temperaturas e Chuva em Goiânia 
A linha vermelha representa a temperatura, e as barras em azul representam as quantidades de chuvas durante cada mês. Os valores são feitos com base na média compensada (e não na média simples) 
Gráfico retirado do site “pt.climate-data.org
 

As espécies que estão adaptadas ao Clima Tropical do tipo Savânico são: 

Campinaranas: (1) Drosera amazonica, (2) Drosera cayennensis, (3) Drosera roraimae, (4) Drosera sessilifolia e (5) Drosera esmeraldae.

Campos Úmidos do Brasil Central:  (1) Drosera grantsaui, (2) Drosera hirtella variedade hirtella, (3) Drosera hirtella var. lutescens, (4) Drosera communis, (5) Drosera cayennensis e (6) Drosera sessilifolia. 


Clima Tropical do tipo Equatorial e Monçônico 

As Droseras que ocorrem na região das Vegetações com Influências Marinhas (Restingas) que estão acima do Trópico de Capricórnio (ou seja, mais ou menos pra cima do estado de São Paulo, indo em direção ao Nordeste) geralmente vivem sob o (1) Clima Tropical do tipo Equatorial (sigla Af) e o (2) Clima Tropical do tipo Monçônico (sigla Am). 
Restingas na Praia do Espelho 
Porto Seguro, Bahia, Brasil 
Foto de Gabriel Castaldini, retirada do site “www.coconutexperience.com.br” 

Os dois climas tem uma característica bem marcante: são quentes e úmidos o ano inteiro. Nesses climas não existe estação fria, faz muito calor ao longo do ano todo. As temperaturas geralmente ficam (em média) na casa dos 25 ºC a 30 ºC e chove bastante também. 

A principal diferença entre os dois climas é com relação a quantidade de chuvas. O (1) Clima Tropical do tipo Equatorial tem chuvas intensas o ano inteiro, não existe estação seca. Já o (2) Clima Tropical do tipo Monçônico possui alguns meses onde chove menos (é uma “seca” leve, não chega NEM PERTO das secas que ocorrem em outros climas - na verdade eu nem deveria usar o termo “seca”, é errado nesse caso). 

Esses dois climas são típicos de regiões baixas que estão no litoral ou próximas a ele. Uma região que tem o (1) Clima Tropical do tipo Equatorial é o município de Porto Seguro (Bahia). 
Temperaturas máximas e mínimas (médias) em Porto Seguro 
Gráfico retirado do site “pt.weatherspark.com” 

Temperaturas e Chuva em Porto Seguro 
A linha vermelha representa a temperatura, e as barras em azul representam as quantidades de chuvas durante cada mês. Os valores são feitos com base na média compensada (e não na média simples) 
Gráfico retirado do site “pt.climate-data.org” 


Uma região que tem o (2) Clima Tropical do tipo Monçônico é o município de Conde (Bahia). 
Temperaturas máximas e mínimas (médias) em Conde 
Gráfico retirado do site “pt.weatherspark.com” 

Temperaturas e Chuva em Conde 
A linha vermelha representa a temperatura, e as barras em azul representam as quantidades de chuvas durante cada mês. Os valores são feitos com base na média compensada (e não na média simples) 
Gráfico retirado do site “pt.climate-data.org” 

As espécies que estão adaptadas ao (1) Clima Tropical do tipo Equatorial e o (2) Clima Tropical do tipo Monçônico são: 

Vegetações com Influências Marinhas (Restingas): (1) Drosera brevifolia, (2) Drosera chrysolepis, (3) Drosera communis, (4) Drosera intermedia, (5) Drosera sessilifolia e (6) Drosera tomentosa variedade glabrata


Clima Temperado do tipo Sem Estação Seca – Verão Quente 

As Droseras que ocorrem na região das Vegetações com Influências Marinhas (Restingas) que estão abaixo do Trópico de Capricórnio (ou seja, mais ou menos pra baixo do estado de São Paulo, indo em direção ao Sul) vivem sob o Clima Temperado do tipo Sem Estação Seca – Verão Quente (sigla Cfa). Nesse mesmo tipo de clima também vivem as Droseras que estão situadas nos Pampas da Região Sul (incluindo as Estepes associadas as planícies de inundação e lagoas costeiras). 
Banhados da Lagoa do Jacaré 
Barra do Ribeiro, Rio Grande do Sul, Brasil 
Foto de Ricardo A. Ramos, retirada do site “www.fzb.rs.gov.br
 

É aquele clima que fica úmido o ano inteiro (não existe estação seca) e tem duas estações bem definidas, um quente (que corresponde ao verão) e outra fria (que corresponde ao inverno). No verão as temperaturas ficam (em média) na casa dos 22 ºC a 25 ºC (sim gente, 25 ºC é quente), e no inverno as temperaturas ficam (em média) na casa dos 10 ºC a 15 ºC. 
Regiões mais ao norte (São Paulo) tem temperaturas mais elevadas, e regiões mais ao Sul (Rio Grande do Sul) tem temperaturas mais baixas. 

É o clima típico de regiões que estão mais ao sul do país, ocorrendo no litoral ou regiões mais próximas a ele. Também podem ocorrer em regiões distantes do litoral, mas que estão a uma altitude muito baixa. Esse é o caso específico do município de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul). 

Uma região que tem o Clima Temperado do tipo Sem Estação Seca – Verão Quente é o município de Laguna (Santa Catarina). 
Temperaturas máximas e mínimas (médias) em Laguna 
Gráfico retirado do site “pt.weatherspark.com
Temperaturas e Chuva em Laguna 
A linha vermelha representa a temperatura, e as barras em azul representam as quantidades de chuvas durante cada mês. Os valores são feitos com base na média compensada (e não na média simples) 
Gráfico retirado do site “pt.climate-data.org"


As espécies que estão adaptadas ao Clima Temperado do tipo Sem Estação Seca – Verão Quente são: 

Vegetações com Influências Marinhas (Restingas): (1) Drosera brevifolia, (2) Drosera capillaris e (3) Drosera communis. 


Clima Temperado do tipo Sem Estação Seca – Verão Moderado 

As Droseras que ocorrem nos Campos de Altitude, Campos Rupestres que estão no topo das serras/chapadas/tepuis do Escudo das Guianas e Campos Rupestres que estão na zona de transição com os Campos de Altitude, vivem sob o Clima Temperado do tipo Sem Estação Seca – Verão Moderado (sigla Cfb)
Campos de Altitude na Serra do Mar 
Paraná, Brasil 
Fotos de Pedro Hauck, retiradas do seu site "www.pedrohauck.nt"

Monte Roraima
Escudo das Guianas, 
Roraima, Brasil 
Foto retirada do site “br-roraima.blogspot.com” 

É aquele clima que fica úmido o ano inteiro (não existe estação seca) e tem duas estações bem definidas. Uma estação que tem temperaturas moderadas (que corresponde ao verão) e outra fria (que corresponde ao inverno). No verão não faz calor, as temperaturas ficam (em média) na casa dos 22 ºC ou abaixo disso, e no inverno as temperaturas ficam (em média) na casa dos 12 ºC ou abaixo disso. 

Uma região que tem esse tipo de clima é o município de Campos do Jordão (São Paulo). 
Temperaturas máximas e mínimas (médias) em Campos do Jordão 
Gráfico retirado do site “pt.weatherspark.com
 
Temperaturas e Chuva em Campos do Jordão 
A linha vermelha representa a temperatura, e as barras em azul representam as quantidades de chuvas durante cada mês. Os valores são feitos com base na média compensada (e não na média simples) 
Gráfico retirado do site “pt.climate-data.org

O (1) Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Moderado (Cfb), e o (2) Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Quente (Cfa) tem características bastante parecidas, porém eles são diferentes em algumas coisas. 

Características Parecidas 

Ambos são climas que recebem muita úmida do ar, seja porque estão em regiões mais próximas do litoral (e assim recebem a umidade vinda do oceano) ou porque recebem umidade de outros locais, como dos “rios voadores” da floresta amazônica. É essa umidade constante que permite que esses climas fiquem úmidos o ano todo. 

Características Diferentes 

A principal diferença com relação a esses dois subtipos climáticos é com relação a localização, temperatura, amplitude térmica e a altitude. 
O (1) Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Quente (Cfa) ocorre em regiões de baixas altitudes próximas do litoral (área das restingas), e por conta disso acabam enfrentando temperaturas mais altas. Além disso esse clima apresenta uma baixa amplitude térmica diária, então as temperaturas entre o dia e a noite não são tão diferentes. 

Já o (2) Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Moderado (Cfb) ocorre em regiões de altas altitudes, por isso possuem temperaturas mais amenas. Esse clima apresenta uma grande amplitude térmica diária, o que significa que as temperaturas entre o dia e a noite são muito diferentes. Se de dia fez 22 ºC, durante a noite a temperatura vai estar por volta dos 12 ºC ou abaixo disso (sempre vai existir uma diferença de pelo menos 10 ºC entre o dia e a noite). Durante o inverno a amplitude térmica pode ser maior, e as temperaturas podem ficar próximas de 0 ºC ou até mesmo negativas, e nesse momento pode acontecer a formação de geada e até neve. 

Dependendo da localização da região, esse clima pode apresentar alguns meses onde chove menos (é uma “seca” leve, não chega NEM PERTO das secas que ocorrem em outros climas – na verdade eu nem deveria usar o termo “seca”, é errado nesse caso). 
Na imagem abaixo eu faço uma comparação entre esses dois subtipos climáticos. O município de Laguna (Santa Catarina) possui o (1) Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Quente (Cfa). Já o município de Campos do Jordão (São Paulo) possui o (2) Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Moderado (Cfb)
Comparação entre as temperaturas dos municípios de Laguna e Campos do Jordão 
Laguna (em azul) possui temperaturas mais elevadas porque está em uma altitude mais baixa (9 metros). Campos do Jordão (em vermelho) possui temperaturas mais baixas por conta da altitude mais elevada (1. 597 metros).
Gráfico retirado do site "pt.weatherspark.com"

O Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Moderado pode ser encontrado em diferentes regiões. 
Nas regiões Sudeste, Sul e alguns pontos específicos do Nordeste (Bahia) esse clima pode ser encontrado em altitudes mais baixas, que variam dos 700 metros aos 2.550 metros. Nas regiões Sudeste e Sul esse tipo de clima é encontrado principalmente ao longo dos Campos de Altitude da grande Serra do Mar. 
Serra do Mar 
Brasil 
Foto de Miguelrangeljr 

Já em regiões do extremo norte do Brasil, principalmente nos municípios de Uiramutã e Pacaraima (ambos localizados em Roraima) ele é encontrado em altitudes que variam dos 1.500 metros aos 2. 875 metros. Essas regiões correspondem aos Campos Rupestres do Escudo das Guianas que estão localizados bem no topo das serras/chapadas/tepuis.
Escudo das Guianas
Mapa feito por Tomas Hollowell, NMNH Informática

Prestem bastante atenção nessa informação. O Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Moderado SÓ É ENCONTRADO NO TOPO das serras/chapadas/tepuis. A baixo dos 1.500 metros o clima já é outro. 
Monte Roraima 
Roraima, Brasil 
Foto retirada do site “br-roraima.blogspot.com” 

Essas regiões que estão entre 700 metros e 1.500 metros nós chamamos popularmente de "Montanas". Já regiões que estão acima dos 2.000 metros nós chamamos de "Alto-Montanas". 
As Droseras Brasileiras conhecidas por viver no Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Moderado pertencem ao Complexo Drosera villosa, Complexo Drosera graminifolia e Complexo Drosera montana. 

Complexo Drosera villosa

Com relação ao Complexo Drosera villosa, as espécies que podem ser encontradas nesse clima são: 

Drosera villosa (elas vivem em altitudes que variam dos 1.200 metros aos 1.750 metros). 

Drosera latifolia - (A) Morfotipo Típico, (B) Morfotipo Serra do Mar, (C) Morfotipo Salesópolis e (D) Morfotipo Serra do Caparaó (elas vivem em altitudes que variam dos 700 metros aos 2.550 metros). 

Complexo Drosera graminifolia

Com relação ao Complexo Drosera graminifolia, as espécies que podem ser encontradas nesse clima são: 

Drosera graminifolia (elas vivem em altitudes que variam dos 1.700 metros aos 1.950 metros). 

Drosera magnifica (elas vivem em altitudes que variam dos 1.500 metros aos 1.530 metros). 

Complexo Drosera montana

Com relação ao Complexo Drosera montana, as espécies que podem ser encontradas nesse clima são: 

Drosera montana (elas vivem em altitudes que variam dos 800 metros aos 2.500 metros). 

Outras espécies de Droseras que podem ser encontradas vivendo nesse clima são: 

Campos Úmidos do Escudo das Guianas: (1) Drosera cayennensis, (2) Drosera communis, (3) Drosera intermedia, (4) Drosera roraimae, (5) Drosera sessilifolia, (6) Drosera biflora, (7) Drosera capillaris e (8) Drosera hirticalyx.  

Campos de Altitude: (1) Drosera brevifolia, (2) Drosera communis e (3) Drosera viridis. 

Além de todas essas Droseras, existem outras duas plantas carnívoras Brasileiras que podem ser encontradas nesse tipo de clima. Elas são as famosas Heliamphoras e a bromélia carnívora Brocchinia reducta. Ambas estão lá na região do Escudo das Guianas. 
Heliamphora glabra 
Monte Roraima, Roraima, Brasil 
Foto de anfírion (Jonathan Pham), retirada do fórum “www.cpukforum.com

Brocchinia reducta 
Monte Roraima, Roraima, Brasil 
Foto de anfírion (Jonathan Pham), retirada do fórum “www.terraforums.com

As Heliamphoras e a bromélia carnívora Brocchinia reducta podem ser encontrados em 2 tipos de clima diferentes. 
No topo serras/chapadas/tepuis (regiões acima dos 1.500 metros) elas ocorrem nos Campos Rupestres que estão sob o Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Moderado. 
Heliamphora huberi e Brocchinia reducta no topo do Tepui Akopan 
Parque Nacional Canaima, Venezuela 
Foto de Mateusz 

Heliamphora huberi e Brocchinia reducta no topo do Tepui Akopan 
Parque Nacional Canaima, Venezuela 
Foto de Mateusz 

Agora nas regiões que estão na base das serras e no seu entorno (regiões onde a altitude varia de 800 metros a 1.500 metros) elas são encontradas sob o Clima Temperado do tipo Com Estação Seca no Inverno
Brocchinia reducta no entorno do Tepui Akopan 
Parque Nacional Canaima, Venezuela 
Foto de Mateusz 



Clima Temperado do tipo Com Estação Seca no Inverno 

As Droseras que vivem nos Campos Úmidos (os que estão acima dos 700 metros de altitude) e Campos Rupestres geralmente vivem sob esse tipo de clima, porém ele apresenta 2 subtipos diferentes, e as Droseras podem ser encontradas nos dois. 
Os subtipos são esses: (1) Clima Temperado Com Estação Seca no Inverno - Verão Quente (sigla Cwa) e (2) Clima Temperado Com Estação Seca no Inverno - Verão Moderado (sigla Cwb). 
Campos Rupestres do Vale do Rio Preto 
Parque Nacional das Sempre Vivas, Minas Gerais, Brasil 
Foto retirada do site “gooutside.com.br

Os dois subtipos são conhecidos popularmente apenas como “Clima Tropical de Altitude”. Eu sinceramente acho esse nome muito genérico, portanto aqui eu vou explicar cada subtipo de forma separada. 

(1) Clima Temperado Com Estação Seca no Inverno - Verão Quente (sigla Cwa) 

É aquele clima que tem duas estações ao longo do ano, uma estação úmida e outra seca. Na estação úmida chove muito e faz calor, as temperaturas ficam (em média) na casa dos 25 ºC (sim gente, pode ser difícil de acreditar, mas 25 ºC é quente sim). Já na estação seca não chove e faz mais frio, as temperaturas ficam (em média) na casa dos 15 ºC. 

(2) Clima Temperado Com Estação Seca no Inverno - Verão Moderado (Cwb) 

É aquele clima que tem duas estações ao longo do ano, uma estação úmida e outra seca. Na estação úmida chove muito, porém não faz calor, as temperaturas ficam moderadas, ficando (em média) na casa dos 22 ºC. Já na estação seca não chove e faz mais frio, as temperaturas ficam (em média) na casa dos 12 ºC. 

Os dois subtipos climáticos tem características bastante parecidas, porém eles são diferentes em algumas coisas. 

Características Parecidas 

Ambos são climas que tem temperaturas estáveis, grande amplitude térmica diária e são encontrados sob o mesmo tipo de vegetação. 
No Clima Tropical do tipo Savânico (que é o clima que mais se parece com eles) as temperaturas máximas podem chegar a extremos de 41 ºC, mas no Clima Temperado Com Estação Seca no Inverno as temperaturas raramente ou simplesmente nunca ultrapassam os 30 ºC. Elas sempre ficam na casa dos 25 ºC ou abaixo disso. 

Essa estabilidade é por conta da altitude. Esses dois climas ocorrem em regiões de serra/morros/chapadões. As vezes quando você pesquisa pelo clima do seu município, a informação que aparece é que ele tem o Clima Tropical do tipo Savânico, mas isso se deve porque as informações são feitas com base no clima da cidade, que está sempre em uma região mais baixa do terreno. Lá na parte alta da serra/morro/chapada o clima vai ser outro, pode confiar (baixe um aplicativo de Altímetro pra verificar em que altitude você esta).  

Com relação a amplitude térmica diária, ela é muito grande nos dois subtipos. Se de dia fez 25 ºC, durante a noite a temperatura vai estar por volta dos 15 ºC ou abaixo disso (sempre vai existir uma diferença de pelo menos 10 ºC entre o dia e a noite). Durante o inverno a amplitude térmica pode ser maior, e as temperaturas podem ficar próximas de 0 ºC ou até mesmo negativas. Pode até acontecer a formação de geadas por conta disso (neve é muito difícil).

Esses dois subtipos climáticos são encontrados apenas em áreas de Cerrado e suas zonas de transição com a Savana Estépica (Caatinga) e os Campos de Altitude (Mata Atlântica). São climas raros, sendo encontrados em locais muito específicos. 
Eles são encontrados principalmente na Serra do Espinhaço (região central do estado da Bahia e região centro-leste do estado de Minas Gerais) e algumas regiões do Planalto Central (um exemplo é o município de Cristalina, no estado de Goiás).
Ilustração da Serra do Espinhaço 
Modificação que eu fiz da ilustração adaptada por Maíra Goulart e publicada por Rodrigo Hortenciano no site "exploradores.com.br

Eles também podem ser encontrados no extremo norte do Brasil. No topo das serras/chapadas/tepuis do Escudo das Guianas predomina o Clima Temperado Sem Estação Seca – Verão Moderado. Porém, na base das serras e no seu entorno é o Clima Tropical Com Estação Seca no Inverno (e seus subtipos) que predominam. 
Monte Roraima 
Reparem na vegetação no entorno do Monte Roraima, vegetação típica de regiões que enfrentam estações secas 
Roraima, Brasil 
Foto do mochilão feito por thiagozuza, retirada do site "ztrip.com.br



Características Diferentes 

A principal diferença com relação a esses dois subtipos climáticos é com relação a temperatura e a umidade. 
O (1) Clima Temperado Com Estação Seca no Inverno - Verão Quente possui temperaturas mais elevadas, e por isso apresentam uma evapotranspiração maior ao longo do ano (ou seja, ele perde mais umidade). Por conta disso, é um clima mais seco. 

Uma região que possui o (1) Clima Temperado Com Estação Seca no Inverno - Verão Quente é o município de Sabinópolis (Minas Gerais). 
Temperaturas máximas e mínimas (médias) em Sabinópolis 
Gráfico retirado do site “pt.weatherspark.com” 

Temperaturas e Chuva em Sabinópolis 
A linha vermelha representa a temperatura, e as barras em azul representam as quantidades de chuvas durante cada mês. Os valores são feitos com base na média compensada (e não na média simples) 
Gráfico retirado do site “pt.climate-data.org
 


Já o (2) Clima Temperado Com Estação Seca no Inverno - Verão Moderado possui temperaturas mais amenas, e por isso apresenta uma evapotranspiração menor ao longo do ano (ou seja, ele perde menos umidade). Por conta disso, são climas mais úmidos. Mesmo durante o inverno (quando não chove) o tempo pode permanecer úmido (isso durante a noite, quando ocorre a formação de neblina que umidifica as plantas).

Uma região que possui o (2) Clima Temperado Com Estação Seca no Inverno - Verão Moderado é o município de Diamantina (Minas Gerais). 
Temperaturas máximas e mínimas (médias) em Diamantina 
Gráfico retirado do site “pt.weatherspark.com” 

Temperaturas e Chuva em Diamantina 
A linha vermelha representa a temperatura, e as barras em azul representam as quantidades de chuvas durante cada mês. Os valores são feitos com base na média compensada (e não na média simples) 
Gráfico retirado do site “pt.climate-data.org 


O (1) Clima Temperado Com Estação Seca - Verão Quente geralmente ocorre em regiões de serras/morros/chapadas que possuem altitudes entorno dos 700 metros aos 1.200 metros. Já o (2) Clima Temperado Com Estação Seca - Verão Moderado geralmente ocorre em regiões de serras/morros/chapadas que possuem altitudes entorno dos 1.200 metros aos 1.500 metros. 
Essas regiões que estão entre 700 metros e 1.500 metros nós chamamos popularmente de "Montanas". Já regiões que estão acima dos 2.000 metros nós chamamos de "Alto-Montanas". 

Na imagem abaixo eu faço uma comparação entre esses dois subtipos climáticos. O município de Sabinópolis (Minas Gerais) possui o (1) Clima Temperado Com Estação Seca - Verão Quente (Cwa). Já o município de Diamantina (Minas Gerais) possui o (2) Clima Temperado Com Estação Seca - Verão Moderado (Cwb)
Comparação entre as temperaturas dos municípios de Sabinópolis e Diamantina 
Sabinópolis (em vermelho) possui temperaturas mais elevadas porque está em uma altitude mais baixa (722 metros). Diamantina (em azul) possui temperaturas mais baixas por conta da altitude mais elevada (1.288 metros)
Gráfico retirado do site “pt.weatherspark.com
 

As Droseras que estão adaptadas a esses dois subtipos climáticos são as que pertencem ao Complexo Drosera villosa, Complexo Drosera graminifolia e Complexo Drosera montana. 

Complexo Drosera villosa

Com relação ao Complexo Drosera villosa, apenas Drosera villosa não é encontrada nesses climas. 

Drosera ascendens ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 730 metros aos 1.300 metros). 

Drosera graomogolensis ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 700 metros aos 1. 420 metros). 

Drosera riparia ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 850 metros aos 1.850 metros). 

Drosera chimaera ocorre apenas no subtipo (1) Verão Quente (elas vivem em altitudes que geralmente tem entorno de 700 metros). 

Drosera latifolia - (A) Morfotipo Serra do Espinhaço e (B) Morfotipo Pico do Itambé. Ocorrem no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 700 metros aos 2.550 metros). 


Complexo Drosera graminifolia

Agora com relação ao Complexo Drosera graminifolia, apenas Drosera spiralis ocorre nesses climas. Ela ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 700 metros aos 1.500 metros). 


Complexo Drosera montana

Já com relação ao Complexo Drosera montana

Drosera montana ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 800 metros aos 2.500 metros). 

Drosera tentaculata ocorre no subtipo (1)  Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 800 metros aos 1.600 metros). 

Drosera tomentosa ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado. Drosera tomentosa variedade grablata é um caso especial. Essa espécie geralmente ocorre nesses ambientes de alta altitude, mas elas também podem ser encontradas próximas ao nível do mar, vivendo sob o (1) Clima Tropical do tipo Equatorial e o (2) Clima Tropical do tipo Monçônico. Eu não sei qual das variedades vivem em altitudes mais elevadas, mas Drosera tomentosa pode chegar a viver em altitudes de 2.050 metros. 

Drosera spirocalyx ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 1.000 metros aos 1.350 metros). 


Outras Droseras sem complexo

Com relação a outras Droseras sem complexo: 

Drosera grantsaui ocorre apenas no subtipo (1) Verão Quente (elas vivem em altitudes que variam dos 700 metros aos 1.100 metros). 

Drosera camporupestris ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 1.100 metros aos 1.400 metros). 

Drosera chrysolepis ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado. Drosera chrysolepis geralmente ocorre nesses ambientes de alta altitude, mas elas também podem ser encontras próximas ao nível do mar, vivendo sob o (1) Clima Tropical do tipo Equatorial e o (2) Clima Tropical do tipo Monçônico. Nos Campos Rupestres Drosera chrysolepis pode chegar a viver em altitudes que variam dos 1.200 metros aos 1.800 metros. 

Drosera schwakei ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 1.200 metros aos 1.370 metros). 

Drosera quartzicola ocorre no subtipo (1) Verão Quente e (2) Verão Moderado (elas vivem em altitudes que variam dos 1.100 metros aos 1.350 metros). 

Outras Droseras que podem ser encontradas nesses subtipos climáticos são: (1) Drosera cayennensis, (2) Drosera communis, (3) Drosera hirtella variedade hirtella e (4) Drosera hirtella var. lutescens. 

Para essa publicação não ficar muito extensa eu acabei dividindo ela em duas partes. Para acessar a outra parte, é só clicar aqui “Droseras Brasileiras – Temperatura, Sol e Clima – Parte 2”.

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *