Droseras Brasileiras - Drosera graomogolensis

Morfologia

Nessa espécie as folhas são mais curtas e tem uma forma Lanceolada ou Oblongo-lanceolada. O pecíolo é bem mais curto que a lâmina. A parte de cima da folha é lisa, enquanto a parte de baixo é cheia de pelos (tricomas). 
plantas-carnívoras-drosera-graomogolensis

onde-plantar-drosera-graomogolensis

substrato-drosera-graomogolensis

tipos-de-plantas-carnívoras-drosera-graomogolensis
Roseta da Drosera graomogolensis 
Grão Mogol, Minas Gerais, Brasil 
Fotos do pesquisador especialista em plantas carnívoras Paulo Gonella, retiradas do grupo do Facebook “Plantas Carnívoras - Brasil

Drosera graomogolensis geralmente forma caules curtos de 5 cm de comprimento em ambientes mais secos, mas em ambientes mais úmidos pode formar caules longos com até 27 cm de comprimento. Em ambas as situações o caule sempre está coberto por folhas mortas. Em regiões mais úmidas na medida em que o caule vai crescendo ele perde a estabilidade e vai sendo sustentado pela vegetação ao redo como-cuidar-drosera-graomogolensis
r, mas se não tiver nenhum apoio ele passa a rastejar pelo solo. O caule pode se ramificar de vez em quando. 
como-cuidar-drosera-graomogolensis

Formação de caule em Drosera graomogolensis 
Grão Mogol, Minas Gerais, Brasil 
Fotos do pesquisador especialista em plantas carnívoras Paulo Gonella, retiradas do grupo do Facebook “Plantas Carnívoras - Brasil



Formação de caule em Drosera graomogolensis 
Morro do Jambeiro, Minas Gerais, Brasil 
Fotos de Christian Dietz, retiradas do fórum “www.cpukforum.com



Formação de caule em Drosera graomogolensis 
Grão Mogol, Minas Gerais, Brasil 
Fotos de Samoied (Adilson K.P. Junior), retiradas do fórum “www.cpukforum.com

As raízes são ligeiramente suculentas (ou seja, conseguem armazenar certas quantidades de nutrientes para a planta). 

Ocorrência

Drosera graomogolensis é endêmica da parte norte da Serra do Espinhaço, que está (em partes) no estado de Minas Gerais (a outra parte está na Bahia, na região da Chapada Diamantina). 
A parte norte da serra que está em Minas Gerais é conhecida como Complexo Montanhoso do Norte (que fica entre os municípios de Itacambira até o município de Espinosa). 
Drosera graomogolensis é encontrada principalmente na Serra de Grão Mogol (que está no município Grão Mogol) e nos municípios vizinhos de Cristália, Botumirim e Itacambira. Ela é encontrava vivendo em altitudes que variam de 700 metros a 1. 420 metros. 
Serra de Botumirim 
Foto de Alberto Ortenblad, retirada do site “altamontanha.com

Drosera graomogolensis ocorre nos Campos Rupestres, principalmente naqueles que estão em transição entre o Cerrado e a Caatinga (Savana Estépica). Ela foi encontrada vivendo em sedimentos e solos arenosos (Neossolos Litólicos) formados principalmente por Quartzito (Rocha Metamórfica). É encontrada também (só que mais raramente) sobre sedimentos e solos arenosos (Neossolos Litólicos) formados por Arenito (Rocha Sedimentar).








Drosera graomogolensis crescendo sobre sedimentos 
Botumirim, Minas Gerais, Brasil 
Fotos de Christian Dietz, retiradas do fórum “www.cpukforum.com
 

Os pesquisadores descreveram que essa espécie também foi encontrada vivendo naquilo que eles chamaram de “solo pantanoso”, onde o musgo Sphagnum podia ser encontrado (seria um Organossolo ? Não faço ideia). 

A Drosera graomogolensis geralmente não ocorre com outras espécies de Drosera, mas as vezes ela é vista crescendo junto com Drosera tomentosa var. tomentosa, Drosera spiralis, Drosera grantsaui, Drosera hirtella var. hirtella, Drosera communis e Drosera × fontinalis Rivadavia (o híbrido natural entre Drosera tomentosa e Drosera grantsaui), bem como várias outras espécies de plantas carnívoras, como as Utricularia e Genlisea. 

Risco de extinção

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), atualmente a Drosera graomogolensis é considerada como uma espécie Pouco Preocupante (sigla LC, do inglês “Least Concern”). É uma espécie muito comum na parte norte da Serra do Espinhaço. 

Outras espécies do Complexo Drosera villosa 






Pra facilitar a vida de vocês, vou deixar aqui o link que vai direto para as publicações sobre os outros complexos. 




Referência 

Essa publicação faz parte do guia de cultivo das Droseras Brasileiras. Todas as referências utilizadas aqui vão estar listadas lá no guia. Para acessar o guia, é só clicar aqui “Como Plantar Droseras Brasileiras ?”.

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *