Droseras Brasileiras - Drosera chimaera

Morfologia

Nessa espécie as folhas costumam ser mais Lanceoladas. O pecíolo é muito mais curto que a lâmina. A parte de cima da folha é lisa, enquanto a parte de baixo tem um pouco de pelos (tricomas). 
plantas-carnívoras-drosera-chimaera
Roseta da Drosera chimaera 
Grão Mogol, Minas Gerais, Brasil 
Foto de Christian Dietz, retirada do fórum “www.cpukforum.com” 


onde-plantar-drosera-chimaera

substrato-drosera-chimaera

tipos-de-plantas-carnívoras-drosera-chimaera

como-cuidar-drosera-chimaera
Roseta da Drosera chimaera 
Cristália, Minas Gerais, Brasil 
Foto do pesquisador especialista em plantas carnívoras Paulo Gonella, retirada do grupo do Facebook “Plantas Carnívoras - Brasil” 

Drosera chimaera pode formar (embora seja mais raro) um caule curto de 1,5 cm de comprimento coberto por folhas mortas. As raízes são ligeiramente suculentas (ou seja, conseguem armazenar certas quantidades de nutrientes para a planta). 
A roseta dessa espécie se parece com a roseta da Drosera latifolia (mas em um tamanho bem menor), e a inflorescência se parece com a da Drosera tomentosa variedade tomentosa (ambas são bem peludas).

Inflorescência da Drosera chimaera 
Cristália, Minas Gerais, Brasil 
Foto do pesquisador especialista em plantas carnívoras Paulo Gonella, retirada do grupo do Facebook “Plantas Carnívoras - Brasil

Ocorrência

A Drosera chimaera ocorre na região norte da Serra do Espinhaço, na parte que corresponde ao estado de Minas Gerais. 
A região norte da Serra do Espinhaço é dividida entre os estados da Bahia e Minas Gerais (sendo as demais regiões sendo encontradas apenas em Minas Gerais, na região centro-leste do estado). A região norte da Serra do Espinhaço que corresponde a parte da Bahia é chamada de Chapada Diamantina. Já a região norte da serra que corresponde a parte de Minas Gerais é chamada de Complexo Montanhoso do Norte (que fica entre o município de Itacambira até o município de Espinosa). 

Drosera chimaera é endêmica da Serra de Grão Mogol (que está no município Grão Mogol), crescendo em altitudes que ficam no entorno dos 700 metros. 
Serra Geral de Grão Mogol 
Minas Gerais, Brasil 
Foto de Alberto Ortenblad, retirada do site “altamontanha.com

Drosera chimaera é encontrada vivendo nas margens de cursos d’água pedregosos, crescendo sobre sedimentos e solos arenosos (Neossolos Litólicos) formados pelo Arenito (Rocha Sedimentar). 

Drosera chimaera crescendo sobre sedimentos arenosos
Cristália, Minas Gerais, Brasil 
Foto do pesquisador especialista em plantas carnívoras Paulo Gonella, retirada do grupo do Facebook “Plantas Carnívoras - Brasil

Risco de extinção

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), atualmente não existe dados o suficiente para classificar o status de conservação da Drosera chimaera (ou seja, não sabemos se tem muitos indivíduos ou se ela está próxima da extinção, falta informações para se ter uma conclusão). 

Outras espécies do Complexo Drosera villosa 






Pra facilitar a vida de vocês, vou deixar aqui o link que vai direto para as publicações sobre os outros complexos. 




Referência 

Essa publicação faz parte do guia de cultivo das Droseras Brasileiras. Todas as referências utilizadas aqui vão estar listadas lá no guia. Para acessar o guia, é só clicar aqui “Como Plantar Droseras Brasileiras ?”.

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *