Formigas - Como fazer um Formigário simples passo a passo

formigas-como-fazer-formigário-simples-passo-a-passo
Meu Formigário recém construído 

Essa publicação faz guia "Criação de Formigas - O que eu preciso saber ?". Se você não sabe nada sobre formigas, recomendo que você dê uma olhadinha nesse guia. Enfim, continuando.


Existem vários modelos diferentes de formigários, feitos dos mais variados tipos de materiais, porém todos possuem as mesmas características básicas, que são: 

(1) Porosidade (ele precisa permitir a entrada de água para que seja hidratado) 

(2) Atóxico (precisa ser feito de um material que não prejudique as formigas) 

(3) Durabilidade (ele precisa resistir as atividades da formigas) 

Da pra fazer um formigário simples com essas características básicas, e é isso que eu vou mostrar pra vocês nesse passo a passo. 

#Materiais Usados 

  •  Gesso (2 copos de 200 ml) 
  •  Areia (1 copo de 200 ml) 
  •  Argila (1 copo de 200 ml) 
  • Óleo de cozinha (usaremos apenas para untar) 
  •  Sacola plástica 
  • Recipiente de plástico ou acrílico (que será o molde do formigário) 
  •  Chave de fenda 

#Montagem – Passo a Passo 

A quantidade de massa a ser preparada, vai depender do tamanho do recipiente que você vai usar pra ser o molde do seu formigário. Se o seu molde for maior que o meu, você vai precisar fazer mais massa, e pra isso é só dobrar a quantidade dos materiais. Só não esqueça de seguir a mesma proporção da receita. 

Exemplo: se você for dobrar a receita, você vai precisar colocar 4 copos de gesso + 2 copos de areia + 2 copos de argila. Entendeu ? Se for triplicar a receita é só seguir a mesma lógica. 

O gesso possui a função de dar liga na mistura e manter a estrutura firme depois de seca.


A areia possui a função de deixar a estrutura porosa (assim ela permite uma maior absorção de água). Aqui nesse caso eu usei areia comum de construção (acredito que seja a areia média).

A argila tem diferentes funções: (1) tingir o formigário, (2) dar resistência a estrutura (ela fica bem dura e impede o crescimento de mofos), (3) reter a água (e assim deixar o formigário úmido por mais tempo) e (4) deixar o pH da estrutura mais ácido (isso imita o que acontece na natureza, pois geralmente as formigas vivem em solos mais ácidos). 

A argila que eu usei eu peguei aqui do quintal de casa. A terra/solo aqui de casa é um Latossolo (a famosa “terra vermelha”), e os Latossolos são formados por argila, por isso não precisei gastar dinheiro comprando isso (é a argila que dá a cor vermelha ao solo). Simplesmente cavei um buraco, peguei um pouco da terra/solo, peneirei pra tirar a sujeira e pronto. 

Se você não sabe que tipo de terra/solo que tem ai na sua casa, da uma olhada na minha publicação que fala sobre solos (essa aqui: “Solo, Terra e Substrato – Qual é a Diferença ?”). Lá no final dela tem uma lista com os diferentes tipos de terra/solo que ocorrem no Brasil, ai se você tiver dúvidas pra saber qual é a terra/solo que tem ai na sua casa, é só dar uma olhada em cada um dos tipos. 

Você também pode comprar a argila em lojas especializadas se preferir. 

Depois que medir as quantidades corretamente, misture os materiais ainda secos, isso ajuda a deixar a massa mais homogênea.


Depois de misturar os ingredientes ainda secos, reserve eles e vá untar o pote que você vai usar. Passe uma quantidade generosa de óleo por todo o pote (nesse caso eu usei um recipiente de acrílico usado para por sal). Depois de untar coloque uma sacola plástica por cima (ela vai impedir que a massa aranhe o pote e vai permitir que o formigário saia com mais facilidade depois). 




Agora é hora de preparar a massa. Com os ingredientes secos já misturados, vá colocando água AOS POUCOS (não coloque muita água de uma vez). Não existe medida certa de água, você precisa ir adicionando aos poucos até a massa virar um barro maleável (não deixe a massa ficar líquida, ela precisa ter uma consistência pastosa). 

Seja rápido nesse processo de mistura, porque o gesso seca MUITO RÁPIDO (em minutos ele já está seco). 



Agora é hora de colocar a massa no pote (seja rápido, o gesso seca bem rápido depois que a massa está pronta). Coloque a massa e vá apertando com força, não deixe nenhum espaço com ar. 





Agora deixe o pote secar ao sol. Fique MUITO ATENTO, porque em 15 minutos a mistura já vai estar dura feito concreto. Você precisa retirar o formigário do pote ANTES dele secar totalmente. 

Pra saber se está bom, faça o teste. Quando der 10 minutos, coloque o seu dedo por cima do formigário e tente enfiar a sua unha nele. Se a sua unha entrar com facilidade, significa que a massa ainda está mole, agora se você conseguir enfiar a unha, só que com dificuldade, significa que ele já está no ponto. 

Puxe a sacola com força e vamos para o próximo passo.



Agora chegou a hora de esculpir as câmaras do formigário. Pra você conseguir esculpir as câmaras o formigário não pode estar totalmente seco, por isso não deixe ele secar totalmente para fazer isso. 

Eu usei uma chave de fenda velha pra fazer as câmaras, mas você pode usar qualquer outro material que achar adequado. Faça câmaras grandes pra aproveitar melhor o espaço. 




Não esqueça de fazer os buracos de entrada e os buracos para conectar as câmaras.


mirmecolismo-como-fazer-formigário-simples-passo-a-passo





Não se esqueça de fazer uma abertura na parte de trás para permitir a umidificação do formigário (nós vamos adicionar água no formigário através dela).


Agora ele já está quase pronto. 






Pra deixar a entrada do formigário mais bonita eu resolvi preparar mais um pouquinho de massa. Preparei a massa e deixei ela bem mole (como se fosse uma massinha de modelar). Modelei a entrada pra deixa-la com um formato de vulcão. 

Pra massinha se unir ao formigário já pronto, é só passar água na parte de cima dele (assim a massinha se cola mais facilmente). 



criação-como-fazer-formigário-simples-passo-a-passo

Agora é hora de deixar o formigário secar. Esse processo pode levar dias, então pra acelerar o processo eu resolvi assar ele no forno elétrico aqui de casa. Assei o formigário por 40 minutos a 250 graus. 
insetos-como-fazer-formigário-simples-passo-a-passo

Agora o formigário está totalmente seco (repare que ele até muda de cor). A consistência dele é igual a de um tijolo de barro (muito forte e resistente). 

Agora é só colocar no pote que você usou como molde.


fazendinha-como-fazer-formigário-simples-passo-a-passo






Agora é hora de testar o sistema de umidificação. Com o auxílio de uma seringa, vá adicionando água aos poucos dentro do formigário. 

A consistência de tijolo faz com que esse formigário seja muito poroso, então ele absorve muito bem a água. 

Pra finalizar, eu coloquei na parte de cima um pote de plástico que vai servir como área de forragem (o lugar onde eu vou colocar comida pras formigas). Eu usei cola quente pra colar o pote. 









Essa aqui é a minha colônia de Ectatomma. 
Colônia de Ectatomma 
Reparem as larvas comendo o Tenebrio molitor


Existe uma outra maneira de fazer esse formigário. Ao invés de esculpir, você pode simplesmente usar massinha de modelar para moldar as câmaras. 

Pra ilustrar o processo eu vou colocar fotos de um formigário muito antigo que eu fiz E QUE NÃO DEU CERTO. Esse formigário eu fiz utilizando gesso puro, e não deu certo porque ele mofava com muita facilidade (utilizar gesso puro não da certo). Ele foi o primeiro formigário que eu fiz, isso a muitos anos atrás (reparem na marca d’água antiga que coloquei nas fotos, bem diferente da atual). Bom, vamos lá. 

Pra começar, você deve fazer a massinha de modelar e fazer as câmaras sobre o vidro (acho que comprei esse vidro por 10 reais na vidraçaria). Existem várias receitas de massinha de modelar na internet, então você não precisa gastar dinheiro comprando massinha de modelar pronta. 



Depois que já tenha feito as câmaras, faça uma estrutura para receber a massa (ela deve ser do mesmo formato do vidro). 




Como eu já falei, na massa desse formigário antigo eu usei apenas gesso (por isso as fotos vão mostrar essa coloração clara). Quando você for fazer, você deve utilizar a massa que eu ensinei a fazer aqui. Faça uma massa mais líquida, pra facilitar na hora de colocar.





Depois da massa secar, é só retirar o vidro e retirar a massa de modelar. 

Agora é deixar o formigário secar.






Além de cometer o erro de usar apenas gesso, eu ainda pintei o formigário. Eu não recomendo que vocês façam isso, viu ? 

Depois de pintar eu fixei o formigário em tábuas de madeira (elas seriam os pés do formigário). Eu usei durepoxi pra fixar o formigário as tábuas. 



Depois de pintar e colocar os pés, só faltava colocar o vidro e uma mangueira conectando a caixa de forragem, mas por algum motivo eu não tirei fotos disso. 



Essa publicação faz parte do guia “Criação de Formigas - O que eu preciso saber ?”.

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *