Onde as Plantas Crescem - Vertissolos

diferentes-tipos-de-solo-vertissolos
Superfície característica de um Vertissolo
Foto retirada do poster “Classes de Solos do Brasil”, elaborado por: Ademir Fontana (Embrapa Solos), Fabiano de Carvalho Balieiro (Embrapa Solos) e Marcos Gervásio Pereira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)


Esse guia é uma continuação da publicação: "Solo, Terra, Substrato - Qual é a Diferença ?"



Origem do Nome
O nome vem do Latim “Vertere”, que significa “Transformar”, em referência ao fato do movimento de expansão e contração que acontece em algumas regiões desse solo. As regiões onde esses movimentos acontecem recebem o nome de Horizonte Vértico. 

Formação (Origem Pedogênica)
Os Vertissolos são formados por processos de Vertização, que ocorre devido ao movimento frequente de contração e expansão da argila, que acaba criando um micro relevo na estrutura do solo. 

Origem Geológica
Rochas Ígneas e Rochas Metamórficas.

Tipos de Vertissolos
Com base no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), os tipos de Vertissolos mais conhecidos são o Vertissolo Hidromórfico, Vertissolo Ebânico e o Vertissolo Háplico. No Sistema Estadunidense de Classificação de Solos (Soil Taxonomy) ele recebe o nome de “Vertisols”. 
Tipos de Vertissolo
Foto retirada do poster “Classes de Solos do Brasil”, elaborado por: Ademir Fontana (Embrapa Solos), Fabiano de Carvalho Balieiro (Embrapa Solos) e Marcos Gervásio Pereira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Características dos Vertissolos 
Os Vertissolos, assim como Nitossolos, Luvissolos e os Chernossolos, são solos naturalmente ricos em nutrientes. Na maioria das vezes eles são Eutróficos (tem alta concentração de nutrientes, principalmente cálcio e magnésio). São solos moderadamente ácidos, praticamente neutros ou ligeiramente alcalinos. 
Os Vertissolos são solos que tem uma textura argilosa ou muito argilosa. É muito duro ou extremamente duro quando seco e muito pegajoso quando molhado (tem uma sensação plástica ao toque). 
solos-do-brasil-vertissolos


Perfil de um Vertissolo
Fotos retiradas do @pedologando, um perfil maravilhoso do Daniel Pontoni dedicado a divulgar os conhecimentos da Ciência do Solo pelo Brasil
diferentes-tipos-de-substrato-vertissolos

Perfil de um Vertissolo
Fotos retiradas do @pedologando, um perfil maravilhoso do Daniel Pontoni dedicado a divulgar os conhecimentos da Ciência do Solo pelo Brasil

Devido a quantidade muito grande de argilas expansivas, quando o solo está seco ele pode apresentar fendas (rachaduras) de mais de 1 cm de largura e 50 cm de profundidade, e quando ele está úmido ele se expande (aumenta de volume). 
Os Vertissolos têm uma coloração amarelada, acinzentada ou avermelhada, e as partes mais profundas do solo (Horizonte B) podem ter uma estrutura igual ao Cambissolo (Horizonte Bi). A argila está distribuída de maneira homogenia dentro do solo (estão na superfície e nas partes mais profundas). São moderadamente profundos a profundos e possuem baixa permeabilidade a água (a água infiltra lentamente). 
onde-plantar-substrato-vertissolos
Perfil de um Vertissolo Háplico
Foto de Sebastião Calderano

A argila absorve a água de maneira tão forte que impede que ela se infiltre rapidamente dentro do solo, e quando ela se infiltra, as plantas não conseguem absorve-la direito (a as raízes não conseguem sugar a água que está presa na argila). 

Perfil Vertissolo Háplico
Foto de Manoel Batista de Oliveira Neto

Onde pode ser encontrado (Área)  
Ilustração mostrando onde os Vertissolos podem ser possivelmente encontrados
Ilustração feita por Hélio do Prado, retirada do site www.pedologiafacil.com.br
É um site incrível, tem muita coisa falando sobre solos

Os Vertissolos ocupam uma área de 17.881 km², cerca de 0,21 % do território Brasileiro (das 13 classes de solo, são a 12ª mais comum). Os Vertissolos estão mais presentes no Semiárido Nordestino, no Pantanal Mato-grossense, na Campanha Gaúcha, no Recôncavo Baiano e na região amazônica, no estado do Acre (os Vertissolos ocupam cerca de 3 % do território do Acre). A ocorrência dos Vertissolos no estado do Acre é explicada por conta da sua proximidade com a Cordilheira dos Andes. 
Os Verstissolos podem ser encontrados em áreas de relevo suave ondulado ou ondulados, geralmente ocorrendo em topos aplainados e grandes vales. Na Caatinga, várias fitofisionomias podem ser encontradas nesse solo. 

Onde pode ser encontrado (Vegetação)  

Florestas da Região Norte, Nordeste e Centro Oeste

Floresta Ombrófila Densa

Na região Norte, Nordeste (Maranhão) e Centro Oeste (Mato Grosso) a Floresta Ombrófila Densa recebe o nome de Floresta Amazônica. Nas demais regiões do Nordeste, Sudeste e Sul, a Floresta Ombrófila Densa recebe o nome de Mata Atlântica. 

Na região Norte, Nordeste (Maranhão) e Centro Oeste (Mato Grosso) ela está totalmente na zona tropical (temperaturas médias acimas de 25º C) e praticamente não tem estação seca (tem no máximo 2 meses de seca). Nas demais áreas da região Nordeste, Sudeste e Sul ela está localizada na zona tropical e subtropical, ocorrendo ao longo do litoral. Praticamente também não tem estação seca (tem no máximo 2 meses de seca).
Estrada que passa entre a Floresta Ombrófila Densa
Colniza, Mato Grosso, Brasil
Foto de Marcelo Camargo, retirada do site agenciabrasil.ebc.com.br
Ilustração de uma Floresta Ombrófila Densa
Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"

Ilustração mostrando os diferentes tipos de Floresta Ombrófila Densa de acordo com o relevo e altitude Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"

Floresta Ombrófila Aberta (Faciações da Floresta Ombrófila Densa)

A Floresta Ombrófila Aberta recebe o nome de Floresta Amazônica na Região Norte e Nordeste (Maranhão). 

Na região Norte e Nordeste ela está totalmente na zona tropical (temperaturas médias acimas de 25º C) e tem uma estação seca bem leve (acima de 2 meses). 
Floresta Ombrófila Aberta com Cipós
Brasnorte, Mato Grosso, Brasil
Foto de Luiz Alberto Dambrós, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"
Ilustração mostrando os diferentes tipos de Floresta Ombrófila Aberta
Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"
Ilustração mostrando os diferentes tipos de Floresta Ombrófila Aberta de acordo com o relevo e altitude
Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"
Especificamente no Acre, os Vertissolos são encontrados apenas na Floresta Ombrófila Aberta das Terras Baixas. Na região do Recôncavo Baiano, os Vertissolos muito provavelmente vão ser encontrados na Floresta Ombrófila Densa Aluvial e das Terras Baixas. 

(1) Aluvial: são as florestas que estão localizadas nas regiões no entorno dos rios, que podem ficar alagadas o ano todo. Também poder ser encontradas em Terraços (Terraços são planícies de inundação bem antigas, que estão nas partes mais altas do relevo). As florestas localizadas nessas regiões recebem o nome de: (A) Floresta Ombrófila Densa Aluvial(B) Floresta Ombrófila Aberta Aluvial.

Nas regiões da Amazônia, essas florestas recebem os nomes de Mata de Igapó e Mata de Várzea, já nas demais regiões, essas florestas recebem o nome de Mata Ciliar, Floresta Ribeirinha. 

(2) Das Terras Baixas: são as florestas que estão localizadas em terraços, planícies e outras áreas planas que não alagam, mas que estão mais próximas dos rios. São as chamadas Matas de Terra Seca. As florestas localizadas nessas regiões recebem o nome de: (A) Floresta Ombrófila Densa das Terras Baixas(B) Floresta Ombrófila Aberta das Terras Baixas. 


Caatinga da Região Nordeste, Centro Oeste (Pantanal) e Norte (Roraima) 


Caatinga (Savana Estépica, segundo a nova classificação do IBGE de 2012) 
Savana Estépica Florestada com Imburana (Commiphoras leptophloeos)
Madalena, Ceará, Brasil
Foto de Eugênio Vieira Júnior, retirada da página do Facebook “Paisagens da Caatinga
A Caatinga (Savana Estépica) pode ser encontrada amplamente na região Nordeste e em alguns outros estados, como Roraima (Chapada do Surumu no Gráben do Tacutu e no Planalto da Venezuela), Mato Grosso do Sul (Região do Chaco) e no Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul. 
No Brasil a Caatinga (Savana-Estépica) ocorre principalmente no Sertão Árido Nordestino, de clima geralmente marcado por duas estações secas: (1) uma, que é bem longa, e que depois é seguida por chuvas prolongadas, e outra (2) que é uma seca mais curta, e as vezes grandes volumes de chuvas podem ocorrer nela (esses grandes volumes de chuva as vezes são imprevisíveis, pode ficar anos sem cair nenhuma gota de água). 
Savana Estépica Arborizada na estação das chuvas
Madalena, Ceará, Brasil
Na Rocha temos o Cacto Xiquexique (Pilosocereus gounellei) e a Macambira (Bromelia laciniosa)
Foto de Eugênio Vieira Júnior, retirada da página do Facebook “Paisagens da Caatinga
As vegetações que fazem parte da Caatinga (Savana Estépica) são: 

Ps – já vou logo pedindo desculpas ao pessoal do nordeste pela forma como vou falar da Caatinga. A Caatinga (Savana Estépica) é um bioma muito complexo e eu conheço muito pouco sobre ele, por isso fiz essas analogias utilizando o Cerrado (esse bioma eu conheço mais afundo). 

Savana-Estépica Florestada (Caatinga Florestada): é como se fosse um Cerradão, mas ao contrário do Cerradão, não tem só arvores, tem alguns arbustos e capins também.

Savana-Estépica Arborizada (Caatinga Arborizada): é como se fosse um Cerrado Sentido Restrito. Vegetação florestal e arbustiva, sendo que a maior partes das plantas são arvores, mas se tem muitos arbustos e capins. Diferente do Cerrado, na Caatinga (Savana Estépica) muitos arbustos vão ser compostos por espécies de cactos.

Savana-Estépica Parque (Caatinga Parque): seria como o Campo Sujo do Cerrado. Vegetação arbustiva (a maior parte das plantas são capins, mas tem muitos arbustos espalhados e algumas árvores isoladas).

Savana-Estépica Gramíneo-Lenhosa (Caatinga Gramíneo-Lenhosa): seria como o Campo Limpo do Cerrado. Vegetação herbácea (todas as plantas são capins, não tem árvores nem arbustos).
Ilustração mostrando os diferentes tipos de Savana-Estépica
 Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"
Ilustração mostrando os diferentes tipos de Savana-Estépica de acordo com o relevo e altitude na região Nordeste
Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"
Ilustração mostrando os diferentes tipos de Savana-Estépica de acordo com o relevo e altitude na região Norte (Roraima)
Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"

Ilustração mostrando os diferentes tipos de Savana-Estépica de acordo com o relevo e altitude na região Centro Oeste (Mato Grosso do Sul)
Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"


Pampas da Região Sul 

Pampas (Estepe, segundo a nova classificação do IBGE de 2012) 
Estepe durante inverno no Parque Nacional de São Joaquim
Santa Catarina, Brasil
Foto de G. Overbeck, retirado do artigo intitulado “Endemic plants from the Southern Brazilian Highland Grasslands
São vegetações fortemente campestres da zona temperada, estão em áreas que tem uma estação chuvosa bem marcada, mas a chuva costuma cair ao longo de todo o ano. Os Pampas sul-americanos são exemplos de Estepes. 
Ocorre desde o Planalto das Araucárias; até as Superfícies meridionais gaúchas do Planalto Rio-Grandense, passando pelo Planalto da Campanha e da Depressão Central. 

Estepe Arborizada (Arbórea Aberta): a vegetação é composta por Arbustos, Cactos e Capins. Cactos e Capins estão situados em áreas de solo raso com ou sem afloramento rochoso, e os Arbustos em solos medianamente profundos. Os solos mais encontrados são Luvissolos, Chernossolos, Vertissolos, Cambissolos e Neossolos Litólicos. 

Estepe Parque (Campo Sujo ou Parkland): seria como o Campo Sujo do Cerrado, porém sem presença de árvores. A maior partes das plantas são capins, mas tem muitos arbustos espalhados. 

Estepe Gramíneo-Lenhosa (Campo Limpo): seria como o Campo Limpo do Cerrado. Vegetação herbácea (todas as plantas são capins, não tem árvores nem arbustos). Geralmente os solos são Neossolos Litólicos ou Neossolos Quartzarênicos. 
Ilustração mostrando os diferentes tipos de Estepe
 Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"
Ilustração mostrando os diferentes tipos de Estepe de acordo com o relevo e altitude na região da Campanha Gaúcha
Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"
Ilustração mostrando os diferentes tipos de Estepe de acordo com o relevo e altitude na região do Brasil Meridional
Ilustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retiradas do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"

Ilustração mostrando os diferentes tipos de Estepe de acordo com o relevo e altitude na região do Uruguai
lustração feita por Veloso, Rangel Filho e Lima, retirada do "Manual Técnico da Vegetação Brasileira - IBGE"



Essa é apenas uma das 13 classes de solos, se você deseja ver as demais, é só dar uma olhada na minha outra publicação: "Solo, Terra e Substrato - Qual é a Diferença ?".

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *