Baratas Nativas do Brasil- Gênero Lucihormetica

como-criar-barata-Lucihormetica


barata-silvestre-Lucihormetica
Lucihormetica fenestrata
Esse é um macho adulto criado por George Beccaloni a partir de uma ninfa coletada por A. Harman no hotel de selva Malocas Jungle Lodge, localizado no município de Rio Preto da Eva, Amazonas
Fotos de George Beccaloni

Onde pode ser encontrado ?
Esse gênero foi encontrado na região norte do país (Amazonas) e na Colômbia.
Esse gênero parece estar concentrado na região norte do país, isso significa que ele possivelmente só vai ser encontrado vivendo nas florestas da Amazônia. 

Lucihormetica - Afinal, são ou não Bioluminescentes ? 
Dimorfismo sexual são as diferenças que existem entre um macho e uma fêmea de mesma espécie, e é justamente isso que chama mais atenção no gênero Lucihormetica. Nesse gênero os machos tem um dimorfismo sexual muito forte, o que não é muito comum em baratas. Os machos tem 2 machas amarelas/vermelhas no seu pronoto (pronoto é o nome desse escudo que está no tórax), enquanto que as fêmeas não tem nenhuma. 
Quando as espécie desse gênero foram descobertas, primeiro se pensava que essas machas eram órgãos bioluminescentes (igual acontece com os Vaga-lumes), mas ninguém de fato tinha visto essas machas brilharem efetivamente no escuro (nem no campo nem em laboratório). Alguns estudos foram feitos tentando demonstrar essa tal bioluminescência nas baratas (alguns até chegaram a confirmar isso). Porém, alguns estudos feitos mais recentemente quase que detonaram essa ideia de Bioluminescência (esses novos estudos chegaram até a dizer que os anteriores eram muito mal fundamentados). 
O que acontece é que quando as baratas são expostas a luz ultravioleta (a luz UV), elas emitem uma autofluorescência (igual acontece com os escorpiões que brilham no escuro), e os pesquisadores equivocadamente consideraram isso como sendo uma forma de Bioluminescência. Bioluminescência é a produção e emissão de luz através de meios químicos, e até hoje nenhuma espécie de barata foi vista fazendo isso. 
barata-de-estimação-Lucihormetica


Machos de Lucihormetica verrucosa expostos a diferentes tipos de luz (A- luz do dia e C- Luz UV; B - Não sei que luz é essa). O macho a esquerda recebeu uma dieta rica em carotenoides. O macho ao centro recebeu uma dieta pobre em carotenoides. O macho a direita recebeu uma dieta sem carotenoides. 
Fotos retiradas do artigo intitulado “UV-Reflection and Autofluorescence of the Pronotal Spots in the Glowspot Cockroach Lucihormetica verrucosa (Brunner von Wattenwyl, 1865) (Blattodea: Blaberidae) are affected by car...

Ao longo do tempo, os pesquisadores conseguiram confirmar que essas manchas eram formadas por um pigmento chamado de carotenoide (o mesmo que dá a cor laranja na cenoura). Os carotenoides têm propriedades antioxidantes que protegem as células contra danos e destroem os radicais livres nocivos. 
Mais tarde, os pesquisadores descobriram (baseado em evidências no laboratório e em fóruns de criação de animais exóticos na internet) que a cor dessas manchas dependia MUITO da dieta desses bichos. Os machos sozinhos não podem fabricar esse pigmento (nenhum animal pode na verdade), então eles precisam absorver ele diretamente do que comem. Quanto mais rica em carotenoides era a dieta machos, mais laranjas as manchas ficavam (sempre quando eles comiam cenoura a cor das machas fica mais viva, as vezes ficava até vermelha). Eles também descobriram que os machos que tinham as maiores manchas geralmente eram aqueles que tinham os maiores pronotos (ou seja, quanto maiores eram as manchas, maiores eram os machos). 
Baseado nessas evidências, os pesquisadores começaram a pensar que essas manchas poderiam servir como uma espécie de sinal indicativo, que teria a função de passar informações do macho para as outras baratas que estão ao redor dele (informações sobre a sua saúde, força, qualidade genética, etc.). 
Um macho só vai ter manchas grandes e brilhantes se conseguir se alimentar de maneira adequada. Um macho que conseguir se alimentar de maneira adequada com certeza vai crescer muito e vai ficar forte e saudável. Um macho grande, forte e saudável vai conseguir derrotar a maioria dos oponentes e vai conseguir ter a maioria das fêmeas que desejar. Se a fêmea quiser escolher um macho bom, basta ela olhar para as manchas dele (o macho bom terá as maiores manchas). Se um macho quiser saber se pode ganhar do seu adversário, basta olhar para as manchas dele (não vale apena lutar com um macho que tem manchas maiores que a sua). 
Pensando nisso tudo, os pesquisadores acreditam atualmente que as manchas são na verdade uma forma indireta de se avaliar o status do macho que as carrega (ou seja, avaliar para saber se ele é bom ou não). Inclusive, em um estudo os pesquisadores acabaram descobrindo que as fêmeas possuem uma preferência por machos com manchas mais avermelhadas (ou seja, machos que consumiam mais alimentos ricos em carotenoides). 
Em outro estudo, os pesquisadores descobriram uma coisa muito curiosa. Eles descobriram que quanto mais avermelhada é a mancha, menos autoflorescência ela emite. Ou seja, machos com manchas vermelhas brilham menos quando são expostos a luz UV, e são JUSTAMENTE esses machos que as fêmeas escolhem mais. Muito curioso né ? Quanto mais clara é a mancha do macho, mais autofluorescência ela emite, e menos desejável ele fica para as fêmeas. 

Lucihormetica - Vídeos

Colônia de Lucihormetica verrucosa (espécie nativa da Colômbia e Venezuela)


Colônia de Lucihormetica verrucosa (espécie nativa da Colômbia e Venezuela)


Colônia de Lucihormetica verrucosa (espécie nativa da Colômbia e Venezuela)


Colônia de Lucihormetica verrucosa (espécie nativa da Colômbia e Venezuela)


Fêmea de Lucihormetica subcincta (espécie nativa da Colômbia)

Macho de Lucihormetica subcincta (espécie nativa da Colômbia)

Espécies do gênero Lucihormetica 

1 - Lucihormetica amazonica – Encontrada no Amazonas
2 - Lucihormetica fenestrata – Encontrada no Amazonas (município de Rio Preto da Eva)
3 - Lucihormetica interna – Encontrada no Brasil (não se sabe o estado)
4 - Lucihormetica seabrai – Encontrada no Amazonas 
5 - Lucihormetica tapurucuara – Encontrada no Amazonas



Se quiser voltar a ver a publicação que fala a respeito das baratas Brasileiras, é só clicar aqui “Baratas Nativas do Brasil – Animais de Estimação e Alimento Vivo” 

Pra saber do porque é importante oferecer alimentos vivos para os animais de estimação, é só clicar aqui “A importância de se oferecer Alimentos Vivos para os Animais de Estimação” 

Pra saber do porque eu considero as baratas o melhor tipo de alimento vivo, é só clicar aqui “Alimentos Vivos para Animais de Estimação - Como Escolher ?

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *