A importância de se oferecer Alimentos Vivos para os Animais de Estimação


alimento-vivo-para-aves
Larvas de Tenebrio molitor, um dos insetos mais utilizados como alimento vivo
Fonte
A prática de oferecer alimentos vivos aos animais de estimação é cada vez mais estimulada pelos criadores hoje em dia. Isso se deve ao fato de que as pessoas estão cada vez mais
informadas a respeito de práticas corretas de manejo (que são aqueles cuidados que levam em consideração o Bem Estar Animal e aquilo que a gente chama de As 5 Liberdades), e quanto mais informadas as pessoas estão, mais cedo elas acabam descobrindo que a melhor maneira de cuidar de um animal, é simulando ao máximo o seu modo de vida em ambiente natural.
Os aquários que tentam simular o ambiente natural de seus moradores são chamados de Aquários Biótopos. A decoração desses aquários sempre vai depender de quais são as espécies que estão presentes neles
Fonte
Em um ambiente natural, os animais estão expostos a diversas condições, que criam as mais diferentes expectativas e que geram as mais diferentes respostas. Essa parte mais comportamental eu vou explicar de maneira bem resumida e simplificada, ta ? Eu sei que pode ser um pouco difícil de entender. Bom, mas vamos lá.
 Por exemplo, vamos imaginar uma situação envolvendo Galinhas. Galinhas são aves de chão (isto é, passam a maior parte do tempo no solo), porém essa condição de viver no solo muda quando a noite está se aproximando. Porque ?
Quem já criou galinhas sabe, assim que o sol começa a se por, o comportamento delas já começa a mudar
Fonte
A noite a galinha tem uma expectativa de que será atacada por algum predador (afinal, ela não enxerga durante a noite, e é a noite que a maioria dos predadores estão ativos, então ela imagina que provavelmente vai ser atacada nessa hora), então como resposta a essa situação, a galinha procura o lugar mais alto possível para dormir. Quanto mais alto a galinha está, mais longe ela vai estar dos predadores que estão no chão, e assim ela vai se sentir mais segura. Essa resposta de subir em algo mais alto, e que foi gerada pela expectativa de ser atacada por algum predador, é aquilo que a gente entende como Comportamento Natural.
Galinha da Angola (Numida meleagris) se recolhendo para dormir. Das aves que possuem hábitos terrestres, pouquíssimas tem a coragem de dormirem no chão. A imensa maioria só se sente segura acima do solo, em cima das árvores
Fonte
Não importa a forma como você cria as Galinhas, é um comportamento natural delas procurar um local mais alto na hora de dormir, faz parte da biologia delas. Uma pessoa que cuida dos seus animais seguindo as regras do Bem Estar Animal (que são regras que respeitam a biologia do animal), vai sempre instalar no cercado das galinhas um local mais alto para elas poderem dormir.

Reparou no que eu disse acima ? A condição das galinhas agora mudou (ANTES estávamos falando de galinhas em ambiente natural, em uma situação selvagem, AGORA estamos falando de galinhas em situação de cativeiro – ou seja, cuidadas por uma pessoa).
Apesar das condições das Galinhas terem MUDADO, as EXPECTATIVAS e as RESPOSTAS a essas expectativas NÃO MUDARAM com essa mudança de condição (não importa onde as galinhas estejam, quando chegar a noite elas sempre vão ter aquela expectativa de serem atacadas, e como resposta a isso elas sempre vão procurar um local mais alto pra dormir). Então o que fazer ?
Para compensar essa mudança de condição, a pessoa que cuida das Galinhas vai tentar SIMULAR essa situação de resposta que ela teria diante da aquela expectativa do predador (que aconteceria em um ambiente natural). Como ela faz essa simulação ? Simples, ela faz isso instalando poleiros por todo o galinheiro (qualquer coisa que fique no alto e que imite um galho para as galinhas poderem subir nele). 
Foto de Backyard ChickenCoops
Mas agora uma questão importante: PRA QUE FAZER ISSO GENTE ? 

Em condição de cativeiro, não existe a possibilidade (ou pelo menos não deveria existir) das galinhas serem atacadas, então essa expectativa de ser “atacado a noite” tecnicamente não existe. Se essa expectativa tecnicamente não existe, então a resposta a ela (que é procurar um local alto pra dormir a noite) também tecnicamente não deveria existir. Então pra que se preocupar com isso ? 
A questão é que essas respostas são comportamentos programados dos animais, eles estão gravados geneticamente neles, e elas não somem de uma hora pra outra (mesmo se a expectativa não existir, a resposta a ela precisa ser feita, está gravado nos genes do animal).
Quando se fala em comportamento programado sempre lembramos de animais como os répteis. Muitos filhotes ao nascerem não precisam receber nenhum tipo de cuidado, já nascem sabendo exatamente o que comer, onde procurar a comida, como se esconder, etc
Fonte
Se a expectativa existir, então o animal precisa responder (que no caso das galinhas, é procurando um local alto pra dormir). Se a resposta NÃO for realizada pelo animal (existindo a expectativa ou não), com o tempo ele vai acabar demonstrando alguns sinais de estresse, o que vai acabar comprometendo a sua saúde no futuro (o estresse é uma coisa ruim, e ele aparece quando você faz alguma coisa errada ou DEIXA de fazer o que você deveria ter feito).
Animais enjaulados  costumam apresentar diversos tipos de problemas psicológicos (principalmente comportamentos estereotipados) advindos do estresse excessivo do cativeiro
Fonte
Nesse caso então, como evitar que as galinhas fiquem estressadas ? Simples, colocando poleiros altos no galinheiro. 
O estresse é uma coisa que prejudica muito a vida dos animais de cativeiro (eles vão ficando doentes e morrem), e queremos evitar o estresse ao MÁXIMO possível. Como fazer isso ? Respeitando o Bem Estar dos Animais. Como respeitar o Bem Estar dos animais ? Respeitando a biologia deles. Como respeitar a biologia deles ? Prestando atenção nas CONDIÇÕES, EXPECTATIVAS e RESPOSTAS do seu animal de estimação. 

Agora pra fixar esse assunto (que por sinal é complicado mesmo, oh trem difícil), vou dar um outro exemplo como esse ai de cima, mas agora envolvendo os alimentos vivos e animais carnívoros/insetívoros.

Bom, como eu já havia falado, em um ambiente natural, os animais estão expostos a diversas condições, que criam as mais diferentes expectativas e geram as mais diferentes respostas
Por exemplo, lagartos como Geckos (Eublepharis macularius), Pogonas (Pogona vitticeps), Teiús (Tupinambis sp), ou Peixes como o Betta (Betta splendens) e o Oscar (Astronotus ocellatus), todos esses animais que são utilizados como pets, são animais que normalmente em ambiente natural se alimentam de carne/insetos, e eles não deixam de se alimentar deles quando estão em cativeiro. 
alimento-vivo-para-répteis
Artemia salina é um crustáceo utilizado pelos aquaristas como alimento vivo. É um alimento muito apreciado pelos peixes, principalmente pelos alevinos recém eclodidos
Fonte
Pra facilitar o exemplo, vou focar só nos lagartos, ok ? Mas tente imaginar esse exemplo para qualquer outro animal.
Em condição natural (isto é, de um ambiente natural), os lagartos tem a expectativa de que os insetos (as suas presas) sempre vão estar fazendo de tudo para fugir deles (afinal, os insetos não querem virar comida de ninguém). Ou seja, os insetos vão estar escondidos dos lagartos ou eles vão ter defesas especiais para fugir dos lagartos na hora em que eles forem encontrados. Como respostas a essas expectativas, os lagartos vão ter aquilo que a gente conhece como Comportamento Natural de Caça ou Estratégia de Caça.
De todos os lagartos, os Varanídeos são os mais temidos pelos outros animais. São animais fortes, rápidos e bem destemidos. Esse Varano Gigante da Austrália (Varanus giganteus) corre tão rápido que é capaz  pegar até coelhos, como você pode ver nesse vídeo aqui.
Fonte
Cada animal tem o seu próprio comportamento de caça (são vários tipos), mas geralmente todos eles envolvem o ato de: 1º Procurar a presa; e 2º Matar a pressa. Em condição natural, o ato de procurar a presa costuma ser bem difícil (leva muito tempo até achar os insetos), e força com que todos os sentidos do animal entrem em ação (visão, audição, olfato, tato, etc). Isso faz com que o animal que está caçando fique muito tempo ocupado.
Em condição de cativeiro (isto é, quando o animal estiver na sua casa), ele normalmente vai estar em um recipiente fechado e vai receber os alimentos sem nenhum esforço. Ou seja, ele não vai passar o seu tempo procurando os insetos e nem vai exercitar os seus sentidos, o que significa dizer que ele não vai exibir o seu comportamento de caça, e se ele não exibir o seu comportamento de caça, significa que ele não vai estar emitindo nenhuma resposta as expectativas.
Pogona (Pogona vitticeps) em um terrário. É muito comum observar lagartos deitados em pedras a procura de uma fonte de aquecimento, mas é mais comum ainda observar isso em animais de cativeiro. Afinal de contas, não a muito o que fazer quando você vive dentro de uma caixa, não é mesmo ?
Fonte

As expectativas são os insetos, e a resposta é o comportamento de caça. Existindo ou não a expetativa, a resposta precisa ser realizada. Se a resposta NÃO poder ser realizada pelo animal, com o tempo ele vai acabar demonstrando alguns sinais de estresse, e isso vai acabar prejudicando a saúde dele.
Quando é que a expectativa passa a não existir ? Quando o dono do animal (ou seja, você) oferece pra ele só ração ou insetos mortos (se o inseto está morto, não tem como ter o comportamento de caça, ou seja, não tem respostas). O que fazer então para manter a expectativa e as repostas dos lagartos ? Simples, oferecendo para eles alimentos vivos.

Mas qual alimento vivo eu devo oferecer ? Se você estiver na dúvida, olha essa publicação que eu escrevi aqui Alimentos Vivos para Animais deEstimação - Como Escolher ?

Eu fiz uma outra publicação aqui no blog ensinando a como criar Baratas do Suriname para oferecer como alimento vivo, gostaria de dar uma olhadinha nela também ? É só clicar nesse link aqui "Como criar Baratas doSuriname (Pycnoscelus surinamensis) como alimento vivo"

Nesse outro link aqui eu falo de outras espécies de baratas que também podem ser utilizadas como alimento vivo Baratas Nativas do Brasil – Animais de Estimação e Alimento Vivo

Gente, só pra reforçar: eu procurei explicar essas questões de comportamentos da maneira mais SIMPLES que eu consegui, porque elas são bem complexas mesmo (então isso significa dizer que eu deixei de explicar MUITA coisa aqui), tudo bem ?


Referências 

  • Introdução a Ecologia Comportamental, de J. R. Krebs & N. B. Davies; Ano: 1996 
  • Comportamento Animal: Uma Abordagem Evolutiva, de John Alcock; 9º edição

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *