Baratas Nativas do Brasil - Gênero Blaberus

como-criar-Blaberus-giganteus
Blaberus giganteus 
Fotos de 
dtknow
alimento-vivo-barata-blaberus-giganteus
Blaberus giganteus
Foto de Josef Dvořák


barata-de-estimação-blaberus-giganteus
Blaberus giganteus
Foto de Zephyr

Onde pode ser encontrado ?
Esse é um gênero típico do Brasil, podendo ser encontrado na região norte do país (Amazonas, Amapá, Pará), na região nordeste (Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte), na região centro oeste (Mato Grosso), e na região sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo). Mas ele também já foi encontrado em países como a Bolívia, Paraguai, Peru, Equador, Argentina, Guiana, Trinidad e Tobago, Jamaica, Cuba, Haiti, Porto Rico, Panamá, Colômbia, Guatemala, Venezuela, Suriname, Guiana Francesa, México e EUA (Flórida). 
Como esse gênero já foi encontrado em vários lugares diferentes, isso significa que ele provavelmente pode ser encontrado em qualquer fragmento de mata, seja lá qual for o bioma onde ela esteja (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, etc.). 

Blaberus giganteus - Ciclo de Vida
Em um estudo realizado para verificar o tempo de desenvolvimento de Blaberus giganteus, os pesquisadores selecionaram 5 fêmeas grávidas e separaram elas do resto da colônia onde elas estavam. Algum tempo depois, eles observaram que as fêmeas deram a luz um número de filhotes que variava entre 10 a 18 ninfas. Essas ninfas posteriormente foram separadas também, e foram observadas até chegarem ao final da vida adulta. 
As baratas eram alimentadas com cereal infantil hiper-proteico, e viviam em aquários que possuíam um substrato de vermiculita seca. A água era fornecida através de um algodão umedecido. 
Os pesquisadores chegaram a conclusão que Blaberus giganteus passa normalmente por 9 instares ninfais, que duram em média 264 dias (8 meses e 24 dias) nos machos e 278 dias (9 meses e 8 dias) nas fêmeas. Depois do nono instar ninfal, a barata chega finalmente a fase adulta, que dura em média 59 dias (1 mês e 29 dias) nos machos e 113 dias (3 meses e 23 dias) nas fêmeas. No total, o macho de Blaberus giganteus vive em torno dos 323 dias (10 meses e 23 dias) e as fêmeas 391 dias (13 meses e 1 dia). 
Blaberus giganteus é uma espécie grande, os machos adultos tem um comprimento de 73 mm e as fêmeas 78 mm.
Essa é uma montagem que eu fiz a partir da foto de Josef Dvořák

Segundo o artigo de onde eu retirei esses dados, o tempo de desenvolvimento de Blaberus giganteus foi quase idêntico ao de Blaberus craniifer, e muito provavelmente deve ser muito parecido com a de outros Blaberídeos também. 
Só pra você ter uma ideia, a Barata do Suriname (Pycnoscelus surinamensis) é uma espécie de Blaberídeo bem pequena (com apenas 25 mm de comprimento), mas mesmo assim chega a viver por um período de até 300 dias (cerca de 10 meses). Ou seja, ela vive apenas 1 ou 2 meses a menos que Blaberus giganteus (que é uma espécie bem maior que ela).
Essa é uma montagem que eu fiz a partir da foto de Josef Dvorák

Parece que só aquelas espécies que são mais especializadas em comer madeira (espécies dos gêneros Hiereoblatta, Lanxoblata, Monastria, Phortioeca, Petasodes, Parasphaeria, etc.) que tem um desenvolvimento mais lento, os outros Blaberídeos se desenvolvem num período mais rápido (menos de 1 ano). 
Me parece que o desenvolvimento das baratas está muito ligado a alimentação, pois pesquisando em fóruns na internet, o pessoal sempre comenta que o desenvolvimento das baratas em cativeiro é muito acelerado, e que as baratas adultas costumam viver bem mais tempo também (li algumas pessoas comentando que suas baratas adultas viviam mais de 2 anos). Pode realmente ser verdade, mas vai saber né ? 
O que parece ser bem verídico sobre o Blaberus giganteus, é que os machos são BEM territoriais, e precisam de muito espaço para poderem viver bem. Quando os machos são confinados em lugares apertados e com muitos outros machos, eles começam a se devorar (canibalismo). 

Blaberus - Vídeos 

Colônia de Blaberus craniifer (espécie da América Central)
Colônia de Blaberus giganteus

Acasalamento em Blaberus craniifer (espécie da América Central)

Tentativa de acasalamento em Blaberus atropos (América Central e norte da América do Sul)


Colônia de Blaberus giganteus se alimentando


Espécies do gênero Blaberus 

1 - Blaberus affinis – Encontrado em São Paulo e Rio de Janeiro 
2 - Blaberus atropos – Encontrado no Rio de Janeiro, Trinidad e Tobago e Guiana 
3 - Blaberus brasilianus - Encontrado no Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba 
4 - Blaberus discoidalis – Encontrado no Brasil e em países como a Jamaica, Cuba, Haiti, Porto Rico, Porto Rico, Panamá, Colômbia, Venezuela, Trinidad e Tobago, México e EUA (Flórida) 
5 - Blaberus duckei – Encontrado no Amazonas 
6 - Blaberus fusiformis – Encontrado no Amazonas e em países como a Bolívia, Paraguai e Argentina 
7 - Blaberus giganteus - Encontrado no Amapá, Amazonas, Pará, Minas Gerais e em países como México, Guatemala, Panamá, Colômbia, Venezuela, Trinidad e Tobago, Guiana, Suriname e Guiana Francesa 
8 - Blaberus matogrossensis – Encontrado no Mato Grosso 
9 - Blaberus minor – Encontrado no Ceará e em países como a Bolívia, Paraguai e Argentina 
10 - Blaberus parabolicus - Encontrado no Amazonas, Pará, Mato Grosso e em países como a Colômbia, Suriname, Peru, Equador e Bolívia 
11 - Blaberus paulistanus – Encontrado em São Paulo 
12 - Blaberus scutatus - Encontrado em Pernambuco, Rio Grande do Norte e em países como o Peru 
13 - Blaberus trapezoideus – Encontrado no Brasil (não se sabe o estado)


Se quiser voltar a ver a publicação que fala a respeito das baratas brasileiras, é só clicar aqui "Baratas Nativas do Brasil - Animais de Estimação e Alimento Vivo"

Pra saber do porque é importante oferecer alimentos vivos para os animais de estimação, é só clicar aqui “A importância de se oferecer Alimentos Vivos para os Animais de Estimação

Pra saber do porque eu considero as baratas o melhor tipo de alimento vivo, é só clicar aqui “Alimentos Vivos para Animais de Estimação - Como Escolher ?

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *