Formigas - Vivem em Colônia ou Sociedade ?

mirmecolismo-evolução-diferença-entre-grupo-agregação-sociedade-formigas
Operárias se alimentando de solução açucarada 
Foto de gamagapix


Pra saber se as formigas vivem em colônias e sociedade, primeiro a gente precisa definir o que é uma colônia, e o que é uma sociedade. 
Pra fazer isso, primeiro vamos listar tudo aquilo que não é uma colônia ou sociedade. 

Grupo 

Um grupo pode ser definido como um conjunto de organismos de uma mesma espécie, que permanecem juntos (por um determinado intervalo de tempo) e que interagem entre si. É uma palavra flexível, da pra usar ela pra se referir a uma agregação, a uma sociedade, a uma colônia, etc. Também pode ser usada como sinônimo de bando.
formigas-evolução-diferença-entre-grupo-agregação-sociedade
Bando de Gaivotas empoleiradas 
Foto de Manfred Antranias Zimmer


Agregação 

Uma agregação pode ser definida como um grupo de indivíduos de uma mesma espécie, que se reúnem em um mesmo local, mas que não estão organizados internamente (não tem hierarquia) e não tem nenhum tipo de comportamento cooperativo (ou seja, não se ajudam em prol de alguma coisa). 

Um exemplo de agregação seria o que acontece com a Cobra Garter Snakes (Thamnophis sirtalis). Elas se reúnem em tocas no subsolo para escapar do rigoroso inverno Canadense. Em uma só toca podem ser encontradas mais de 35 mil cobras.
criação-evolução-diferença-entre-grupo-agregação-sociedade-formigas
Cobra Garter Snakes (Thamnophis sirtalis) saindo da hibernação 
Narcisse, Manitoba, Canadá 
Foto de Stan Milosevic, retirada do site “flickr.com” 


Agora vamos definir o que de fato é uma sociedade. 


Sociedade 

Uma sociedade pode ser definida como um grupo de indivíduos de uma mesma espécie, que são originados normalmente de uma unidade familiar (um grupo familiar) e que estão organizados de forma cooperativa (ou seja, se ajudam em prol de alguma coisa). Em uma sociedade, os indivíduos apresentam um certo grau de agregação (ou seja, permanecem reunidos em um determinado local), se comunicam mutualmente (ou seja, conversam), se interagem sexualmente (ou seja, se reproduzem entre si) e defendem um território conjuntamente. 

Existem vários tipos e graus de sociedade, as mais bem conhecidas são as sociedades do tipo Colônia e Fissão-Fusão 

Sociedade Fissão-Fusão 
As sociedades do tipo Fissão-Fusão funcionam de maneira bem flexível. O número de indivíduos dentro do grupo pode mudar constantemente dependendo dos recursos (comida, água, etc.), grau de atividade (se o grupo se locomove muito ou pouco) e disponibilidade de indivíduos (se tem muitos ou poucos indivíduos disponíveis pra entrar no grupo). 
insetos-evolução-diferença-entre-grupo-agregação-sociedade-formigas
Araras vivem em sociedades do tipo Fissão-Fusão 
Foto de Pexels

As sociedades do tipo Fissão-Fusão funcionam mais ou menos assim: os indivíduos que pertencem a um grupo se separam em diferentes subgrupos repetidamente (fissão), para posteriormente, se mesclarem novamente (fusão), formando o grupo original ou mesmo um novo grupo (se ocorrer a entrada de novos indivíduos ou a saída dos antigos).
Esquema mostrando a dinâmica fissão-fusão de uma colônia de morcegos 
Ilustração retirada do artigo intitulado “Bats are able to maintain long-term social relationships despite the high fission–fusion dynamics of their groups


Sociedade Colonial 
Já as sociedades do tipo Colônia são conhecidas pelo seu alto grau de conexão entre os seus indivíduos. 

Em uma sociedade do tipo colônia os indivíduos podem estar conectados por uma união física, onde seus corpos estão literalmente grudados uns aos outros, como acontece com as esponjas, corais e a caravela portuguesa. 
Caravela Portuguesa (Physalia physalis) 
Foto de Sonnymt 

Ou os indivíduos podem estar conectados apenas por meio da divisão de trabalho, que é realizada por indivíduos especializados. Esses indivíduos especializados são conhecidos popularmente como operárias. As operárias não estão unidas fisicamente, mas cada uma possui um papel especial dentro de sua sociedade. Esse é o caso dos insetos sociais, como as formigas, abelhas e cupins. 
fazendinha-evolução-diferença-entre-grupo-agregação-sociedade-formigas
Vespas vigiando o seu ninho 
Foto de Modman

Agora que nós já sabemos esses conceitos sobre Colônia e Sociedade, podemos nos concentrar em outra dúvida ainda mais importante: porque as formigas vivem em sociedade? 
Pra achar essa resposta, primeiro precisamos entender o que é que leva as formigas a viverem juntas. O que é que promove essa conexão entre elas ? Em prol de que as formigas cooperam ? 

Pra chegar nessas respostas precisamos falar de genes, seleção de parentesco e sistema de determinação de sexo. Pra facilitar a vida de vocês, eu vou resumir todo esse conteúdo em uma publicação só, assim fica mais fácil de entender toda essa enxurrada de informações. 


Essa publicação faz parte do guia “Criação de Formigas - O que eu preciso saber ?”. Todas as referências utilizadas aqui vão estar listadas lá no guia.

Comentários

Mais visitadas

Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *